Espaço interativo na Expofred destaca potencialidades turísticas

Espaço interativo na Expofred destaca potencialidades turísticas

Objetivo é apresentar aos visitantes da feira em Frederico Westphalen os atrativos do Norte gaúcho

Agostinho Piovesan

Espaço foi desenvolvido em parceria entre a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e o Sebrae-RS

publicidade

A partir de um espaço interativo e amplo, contando também com degustações gastronômicas, o Salão do Turismo é uma das inovações da Expofred 2022, que se encerra neste domingo, em Frederico Westphalen. O Salão é realizado pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e Sebrae-RS, tendo o apoio de 20 prefeituras da área da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop).

O espaço montado na entrada do Parque Municipal de Exposições Monsenhor Vitor Batistella tem por objetivo apresentar as oportunidades e atrativos na área do turismo, como água mineral, pedras ametistas e belezas naturais. Para dar o embasamento com dados, sobre as potencialidades, foi realizado amplo diagnóstico em 20 municípios no Norte do Estado, na região Rota Águas e Pedras.

Nos dias da feira, foram proporcionadas experiências sensoriais para despertar o interesse dos visitantes em conhecer os atrativos regionais, como a lama medicinal de Vicente Dutra, a água mineral de Iraí e as pedras preciosas em Ametista do Sul e outros sete municípios da microrregião de Frederico Westphalen. Durante a programação no Salão do Turismo, também aconteceram apresentações artísticas, culturais e musicais. Foi realizado ainda o Big Trail, evento organizado para que motociclistas possam conhecer os principais pontos turísticos da Rota Águas e Pedras, além de atrações culturais destinadas a esse público.

O diretor executivo da Cooperativa Sicredi, Márcio Girardi, destacou a importância do Salão do Turismo. “A iniciativa começou em 2021, quando, dentro do Programa Aceleração Regional, lançado pela Cooperativa no fim de 2019, foi concebido este projeto estratégico, o Turismo Regional, uma parceria com o Sebrae-RS, com o apoio da Unisinos." Fizeram parte deste levantamento os 18 municípios que integram a Sicredi Alto Uruguai no Rio Grande do Sul e dois que fazem parte da Sicredi Região da Produção, Rio dos Índios e Nonoai. “Neste espaço, estamos mostrando os principais atrativos turísticos, a cultura, a economia, a geografia, entre outros atrativos, por meio de painéis, cada um destacando dois desses municípios, o que oportuniza ao visitante conhecer estas potencialidades”, observa Girardi.

Outra etapa do projeto envolve planos de ação nos municípios, para que cada um possa potencializar o que tem a oferecer referente a este setor. Girardi assegura que pelo diagnóstico, foi comprovado que o turismo é uma indústria que só tende a crescer na região, pois gera muitas oportunidades. “Este setor é um negócio, pois fomenta uma grande rede, incluindo postos de combustíveis, hotéis, restaurantes, enfim, todas as estruturas que acolhem os visitantes. Isso tem potencial e é um instrumento de alavancar o desenvolvimento regional. É isso que queremos e é nisso que apostamos”, destaca.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895