A maneira como a filosofia, a política e as artes visuais estão presentes na história do liberalismo foi o mote de uma discussão promovida pelo Instituto Liberdade na tarde deste sábado. A palestra "História do liberalismo por meio da arte" foi conduzida pela doutora em sociologia, especialista em Teoria Social e História do pensamento político moderno e professora Marize Schons no Auditório Renascença, em Porto Alegre.
Marize Schons tratou de como as grandes obras da tradição ocidental refletem e moldam os ideais de liberdade, individualismo e sociedade. O encontro foi realizado em uma galeria que abriga reproduções de obras consideradas pelo instituto fundamentais para a história da arte.
A palestrante explicou que o principal foco do encontro foi propor um exercício de pensar a história da filosofia política moderna, como capítulo importante da história da arte ocidental, levando em consideração o recorte das ideias liberais. Marize também lembra que falar de liberalismo é falar de filosofia política moderna."Há como fazer um paralelo como um instrumento didático e trazer esse elemento estético da história do pensamento ocidental através das artes que são importantes desde o Renascimento", diz.
A sua fala tratou da história do pensamento moderno, da ascensão da classe burguesa e a ascensão de elementos como o Estado de Direito, a presença do cidadão no espaço público e de como a arte começou representar a vida cotidiana.
O presidente do Insituto, Paulo Giacomelli, lembra que o Instituto Liberal retomou suas atividades em abril deste ano com a retomada de trabalhos públicos do instituto. Com esse primeiro evento de discussão, o instituto quer diversificar o padrão atual do movimento liberal brasileiro e disseminar ideias do liberalismo entre pessoas do meio empresarial, jurídico, acadêmico, cultural e político. "A gente vai buscar aqui um aprofundamento das ideias liberais através das artes clássicas e expressões que, em diferentes locais, também originaram pensamentos e teorias liberais, filósofos, e assim por diante", afirmou.
- Museu da Cultura Hip Hop RS e IFRS Campus Alvorada oferecem cursos gratuitos para crianças e jovens
- A formação de um Brasil pelo flamenco
- Trump anuncia ataque a submarino e diz que Maduro “ofereceu de tudo” para evitar escalada
O instituto é uma organização da sociedade civil (ONG) sem fins lucrativos, mantida por contribuições voluntárias de pessoas físicas e jurídicas de direito privado. Entre as ações de retorno, estão o Ciclo de Palestras da Liberdade, a coleção Desbravando o Mundo Livre, trazendo releituras de clássicos liberais voltados ao público infantil, a edição de livros e publicações, a realização de concursos e mostras culturais e outras intervenções.