Esquadrão Pampa atinge a marca de 100 mil horas de voo em aeronaves F-5

Esquadrão Pampa atinge a marca de 100 mil horas de voo em aeronaves F-5

Momento histórico foi marcado pela decolagem cinco aeronaves na manhã desta segunda-feira, na pista da Base Aérea de Canoas

Fernanda Bassôa

A unidade é responsável pela defesa aérea da região sul do País

publicidade

O Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1°/14° GAV) – Esquadrão Pampa, atingiu a marca de 100 mil horas de voo na aeronave F-5, nesta segunda-feira, na pista de pouso e decolagem da Base Aérea de Canoas (BACO). O feito foi marcado pela decolagem de cinco aeronaves, que aconteceu às 11 horas, com a participação direta do Comandante do 1°/14° GAV, Tenente-Coronel Aviador André Navarro de Lima Guimarães, e do Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang, que sobrevoaram o local. O Esquadrão Pampa é uma Unidade Aérea de Caça gaúcha e a única que opera o caça F-5 no sul do país.

O comandante do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação, Tenente-Coronel Aviador Navarro, Disse que é uma grande honra completar 100 mil horas de voo em uma aeronave modernizada onde foram incluídos novos equipamentos e armamentos. “Uma marca como essa demonstra o grau de profissionalismo da nossa Força Aérea, principalmente porque ela consegue identificar a necessidade de atualização. Esta é a certeza de um trabalho bem feito, com comprometimento, dedicação, cuidado e muito amor. Isso tudo fez com que estas horas tenham sido voadas com operacionalidade e segurança.”

Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang completou a fala de Navarro garantindo que este é um marco histórico, momento em que o esquadrão atingiu a marca expressiva de 100 mil horas de F5. “É uma marca muito importante que deve ser dedicada a todos os integrantes do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação, de ontem e de hoje. Oficiais, graduados e praças que contribuíram para o atingimento das 100 mil horas. Essa unidade é muito importante para a Força Aérea Brasileira, pois ela é responsável pela defesa aérea da região sul do nosso País. É responsável pela soberania do espaço aéreo brasileiro.” Após o pouso, aconteceu o descerramento da placa em frente à unidade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895