Estância Velha amplia número de testes para Covid-19

Estância Velha amplia número de testes para Covid-19

Serão realizadas 40 coletas do teste PCR por dia, aumentando de 50 para 200 o número de testes realizados por semana

Stephany Sander

A equipe que atende no espaço também será ampliada, segundo o prefeito Diego Francisco

publicidade

A Secretaria de Saúde de Estância Velha colocou em ação o plano de reestruturação do Centro Covid, que tem a finalidade de atender especificamente pacientes com sintomas da doença, neste momento de crescimento do número de casos. Para conseguir garantir um monitoramento mais amplo e eficiente do avanço ou do enfraquecimento da pandemia em Estância Velha, a gestão decidiu ampliar o número de testes realizados no espaço. A partir desta terça, de acordo com a secretária de Saúde, Cláudia Pires, serão realizadas 40 coletas do teste PCR por dia, aumentando de 50 para 200 o número de testes realizados por semana.

O índice representa incremento de quatro vezes deste tipo de testagem. “É uma mudança de estratégia. Queremos identificar imediatamente os casos ativos para conseguir isolar estes pacientes o mais rápido possível, evitando assim o aumento do contágio, o número de internações, mortes, entre outros fatores”, explicou Cláudia.

A coordenadora da Vigilância em Saúde pontua que a mudança da norma técnica pelo Ministério da Saúde garantiu essa nova estratégia. Mas há outra razão para se realizar mais testes PCRs. “Decidimos aumentar os testes PCR por ele ser considerado o "padrão ouro", aquele que nos dá uma noção mais próxima da realidade da quantidade de casos ativos”, afirmou Eliane Fleck.

A equipe que atende no espaço também será ampliada, segundo o prefeito Diego Francisco. “Teremos uma enfermeira fazendo todo o trabalho de assistência, enquanto outra ficará, exclusivamente, para a coleta dos exames. Até então, uma profissional era responsável por tudo, o que sobrecarregava e reduzia a capacidade de atendimento da população”, informa, destacando que a melhora da estrutura do Centro Covid não altera o atendimento no restante da rede pública de saúde.

Os postos de saúde seguirão realizando testes rápidos e o hospital manterá a ala Covid, com a realização de testes rápidos e PCRs em horário estendido. Até então eles aconteciam sempre a partir das 18 horas. Com a reestruturação, a partir desta semana, a coleta iniciará às 15 horas, com os pacientes sendo atendidos, por meio de agendamento, de 10 em 10 minutos, medida que também está sendo adotada para evitar aglomerações.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895