Estância Velha inicia vacinação de crianças a partir de 6 meses contra a Covid-19 nesta quarta

Estância Velha inicia vacinação de crianças a partir de 6 meses contra a Covid-19 nesta quarta

Imunizante recomendado para o público desta faixa etária é o Pfizer Baby

Fernanda Bassôa

publicidade

A partir desta quarta-feira, equipes de saúde da Prefeitura de Estância Velha iniciam a vacinação de crianças de seis meses a dois anos, com comorbidades, contra a Covid-19. O imunizante recomendado para o público desta faixa etária é o Pfizer Baby, que será aplicado em três doses (aplica-se a primeira dose, após quatro semanas aplica a segunda dose, e após oito semanas aplica a terceira dose). A vacina pode ser aplicada concomitantemente com as demais vacinas do calendário normal de vacinação infantil. 

Devido ao baixo número de vacinas que o município irá receber neste início de vacinação, a Vigilância em Saúde decidiu centralizar a imunização em três postos de saúde. No Posto de Saúde Rincão dos Ilhéus 2, a imunização acontece nas segundas-feiras, assim como no Posto de Saúde Lago Azul. Já na unidade de saúde Floresta, a imunização ocorre nas quartas-feiras, sempre das 8h às 12h e das 13h às 16h30min. No turno da noite, a vacinação acontece das 17h às 20h. O atendimento é de livre demanda, ou seja, sem a necessidade de agendamento prévio. Para vacinar, de acordo com a Administração municipal, é necessário apresentar Cartão SUS, Caderneta de Vacinação, comprovante de residência e comprovante de comorbidade da criança. 

A Vigilância em Saúde informa também que na quarta-feira (23) o Município receberá mais doses da vacina, para as demais faixas etárias liberadas. Na quinta-feira (24) todas as unidades de saúde já estarão aplicando a vacina normalmente. “Por conta do aumento da procura, algumas unidades ficaram desfalcadas da vacina, o que deve ser resolvido com a chegada de mais doses”, comenta Eliane Fleck, coordenadora da Vigilância em Saúde de Estância Velha.

Atualmente, estão liberadas para serem vacinadas, a quarta dose para pessoas acima dos 30 anos e para pessoas com 18 anos com comorbidades, bem como de crianças de 3 a 4 anos. Como alguns postos de saúde ainda têm a vacina, a coordenadora sugere que a comunidade se informe por telefone antes do deslocamento. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895