Estado divulga balanço sobre transplantes de órgãos e tecidos

Estado divulga balanço sobre transplantes de órgãos e tecidos

Números foram apresentados em evento de planejamento nesta tarde em Porto Alegre, que também objetiva aumentar o número de doadores e procedimentos

Correio do Povo

Encontro debateu o Plano Estadual de Transplantes para o período 2024/2027

publicidade

O governo do Estado divulgou nesta terça-feira os números referentes a transplantes de órgãos e tecidos efetuados em 2023. O levantamento foi apresentado em encontro no auditório da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, que serviu também para o planejamento de ações ao incentivo de doadores e ampliação do total de procedimentos. Ao todo, a rede estadual realizou 2.240 procedimentos em 2023, um crescimento de 20% nos últimos três anos. Em 2021, por exemplo, foram realizados 1.354 transplantes. Os números são referentes a órgãos sólidos (rim, coração, pulmão e fígado) e tecidos (córneas e pele) e ossos.

A diretora da Central Estadual de Regulação, da Secretaria Estadual da Saúde, Suelen Arduin, informou que o RS registrou o maior número de notificações encefálicas desde 1996, totalizando 838 notificações e destes 285 se tornaram doadores efetivos. “Tivemos um aumento significativo nos transplantes realizados de rim e coração, respectivamente aumento 27% e 33% e estes resultados só foram obtidos em prol do ‘Todos pela Causa’ com os parceiros, como instituições e entidades governamentais, Poder Judiciário, ONGs e também com a dedicação da equipe da Central de Transplantes do RS”, apontou.

A Central debateu ainda o Plano Estadual de Transplantes para o período 2024/2027. O maior desafio é reduzir a fila de espera, o que passa pela redução da negativa de familiares à doação.

O objetivo é alcançar 1.610 transplantes de órgãos sólidos e córneas, somados, em 2024, frente os 1,5 mil de 2023. Para isso, instituições governamentais e não governamentais, profissionais da saúde, hospitais, entidades civis e associações presentes no encontro desta terça-feira debateram medidas para difundir o tema para ampliar a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

Ao fim do evento, foi apresentado o novo site da Central de Transplantes do Estado, que entrou no ar recentemente e pode ser acessado neste link.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895