Esteio inaugura Centro de Acolhimento a Refugiados e Imigrantes

Esteio inaugura Centro de Acolhimento a Refugiados e Imigrantes

Local tem capacidade para atender até 30 pessoas por mês

Fernanda Bassôa

publicidade

A Prefeitura de Esteio inaugurou o Centro de Permanente de Acolhimento a Refugiados e Imigrantes. O serviço, que funcionará na modalidade casa de passagem, fica na Rua Santana, e acontece em parceria entre a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos e a Associação Vivendo Atos 29. O local tem capacidade para atender até 30 pessoas por mês. Além de dormitórios e banheiros, o prédio conta com setor administrativo, área de convivência, espaço kids e cozinha para uso coletivo, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia dos acolhidos, além de contribuir para a inserção do usuário na rede sócioassistencial.  

O Centro vai oferecer alimentos para o preparo de quatro refeições diárias, bem como materiais socioeducativos, transporte, material de higiene e limpeza, produtos de cama, mesa, banho e utensílios domésticos. A equipe é formada por um coordenador, um técnico, educadores e cuidadores residentes mais auxiliares de educador e de cuidado. O investimento do serviço é de R$ 240 mil, por seis meses.

O plano será desenvolvido em cinco etapas, começando pela inclusão e adaptação, a partir do encaminhamento do Subcomitê Federal para Interiorização dos Imigrantes do Ministério da Cidadania em articulação com a gestão da Secretaria. Na sequência, será feita a promoção do acesso às seguranças sociais, como registro no Cadastro Único do Governo Federal para acesso a serviços, programas e benefícios sociais. Um terceiro momento prevê a articulação com outros setores municipais, para a inclusão em políticas de saúde, educação e trabalho, seguido por uma etapa de inclusão laboral e, por último, o acompanhamento e o desligamento da casa de passagem. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895