Esteio lança serviço de pronto-atendimento virtual 24 horas

Esteio lança serviço de pronto-atendimento virtual 24 horas

Moradores que precisarem de consulta com clínico geral e pediatra poderão ser atendidos a qualquer hora, por telefone e pela internet

Fernanda Bassôa

publicidade

A Prefeitura de Esteio lançou o Pronto Atendimento Digital 24 horas, um serviço inédito na cidade. A partir de agora, os moradores do município que precisarem de uma consulta médica com clínico geral e pediatra poderão ser atendidos a qualquer hora do dia ou da noite, por telefone e pela internet. O serviço já está em funcionamento sete dias por semana, de forma gratuita, prestado pela Medicar Soluções em Saúde, empresa com sede na cidade paulista de Ribeirão Preto, contratada via licitação. 

O paciente liga para o telefone 0800-941-5458 e é atendido pelo técnico auxiliar de regulação médica da Central, que repassa a ligação para um profissional enfermeiro, que tem acesso ao prontuário eletrônico, onde consta o histórico da saúde do morador. Validados os dados, a enfermeira ou enfermeiro faz algumas perguntas para verificar o estado de saúde do paciente.

Se for constatada uma urgência, o atendente indica que o usuário procure o Hospital. Caso haja risco iminente de morte, o profissional orienta a contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. A equipe pode, inclusive, auxiliar, contatando algum familiar indicado.

Caso o paciente possa ser atendido pelo Pronto Atendimento Virtual 24 horas, ele recebe um link pelo WhatsApp, SMS ou e-mail para seguir com a consulta, através de vídeo, pela internet, através do computador ou smartphone. Caso não tenha acesso à internet, o médico faz o atendimento por telefone mesmo.

Em ambos os casos, tanto o enfermeiro quanto o médico fazem o lançamento dos dados do paciente no Sistema de Gestão Municipal em Saúde, em que consta o prontuário do paciente. Antes do final da consulta, o médico deve comunicar ao usuário se ele receberá receituário e atestado, caso necessário, via WhatsApp, SMS ou e-mail.

Para o prefeito Leonardo Pascoal, o novo serviço vem para se somar a muitas outras ações que visam dar atenção especial aos moradores da cidade. “Cuidar das pessoas é prioridade em nosso governo. Esse cuidado, aliado à inovação e resolutividade, que são premissas da nossa gestão, nos levaram a implantar esse serviço pioneiro. Agora, os cidadãos têm mais uma opção, fácil e prática, na hora de buscar os serviços municipais de saúde, que se soma às diversas unidades espalhadas pelo município”, destaca Pascoal.

O titular da Secretaria Municipal da Saúde, Gilson Menezes, afirma que o novo serviço vai ajudar a diminuir o fluxo de pacientes nas UBSs, que poderão focar o trabalho em outras necessidades. “O pronto atendimento digital surge no sentido de ofertar mais uma porta de entrada ao sistema de saúde em nosso município.”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895