Estoque de sangue está 80% abaixo do necessário em Canoas

Estoque de sangue está 80% abaixo do necessário em Canoas

Local abastece quatro hospitais do município com 30 bolsas de sangue diárias

Fernanda Bassôa

A média diária de doadores antes da pandemia era em torno de 50 pessoas

publicidade

O aumento do número de internações nas últimas semanas agravou a situação do Banco de Sangue de Canoas, que fica junto ao Hospital Universitário (HU). Atualmente, o estoque está 80% abaixo do necessário para atender a demanda que, em média, corresponde a 30 bolsas de sangue para cada um dos hospitais da cidade.

“A coleta acontece no Hospital Universitário, mas as doações também abastecem o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas, Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) e o Hospital de Aeronáutica de Canoas", declara a médica Eliete Pereira, responsável técnica do Banco de Sangue do HU.

Segundo ela, a média diária de doadores, que antes da pandemia era em torno de 50 pessoas, nos últimos meses caiu para 30. “Na sexta passada, recebemos 12 doadores e nesta segunda-feira, 15”, conta Eliete, lamentando a baixa significativa. É importante ressaltar que a doação acontece seguindo um rígido protocolo sanitário, dando segurança para o doador e para os colaboradores que atuam na unidade.

O Banco de Sangue do HU fica no 2° andar da instituição de saúde, na avenida Farroupilha, 8.001. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, sem agendamento prévio. Uma parceria com o Auto Park garante estacionamento gratuito aos doadores. Para mais informações sobre as condições para ser doador, ligue (51) 3478-8200.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895