Estragos na zona rural de Nova Candelária indicam passagem de tornado, aponta Metsul

Estragos na zona rural de Nova Candelária indicam passagem de tornado, aponta Metsul

Município do Noroeste do RS teve casas e galpões destruídos pelo vento

Correio do Povo

Prefeitura criou um ponto para recebimento de doações

publicidade

A zona rural do município de Nova Candelária, no Noroeste do Rio Grande do Sul, foi bastante atingida pelos fortes ventos registrados desde quarta-feira. Sete famílias ficaram desabrigadas. Os telhados de suas casas foram destruídos por árvores que caíram com o vento. A região urbana da cidade não foi impactada, conforme a Prefeitura. Segundo a MetSul, pelas características do fenômeno, a provável causa é um tornado.

Segundo o assessor de Comunicação da administração municipal, Magnos Casagrande, o momento mais crítico foi por volta de 15h30 desta quarta-feira. “Os estragos se concentraram em duas localidades, Lajeado Melancia e Santa Lúcia, onde as famílias presaram se deslocar. Uma das residências ficou completamente destruída”, informou. Por conta do destelhamento, moradores perderam móveis, camas e roupas. Equipes das secretarias de Obras, Assistência Social e Agricultura visitaram os locais, com a Defesa Civil, para avaliar o que precisa ser encaminhado.

“Por sorte e solidariedade, estas famílias foram deslocadas para casas de amigos próximos. A prefeitura começou a distribuir lonas para aqueles em que as casas foram destelhadas”, relatou Casagrande. Segundo ele, os prejuízos também foram de grande proporção aos produtores que se dedicam à suinocultura e bovinocultura na região. “Muitos galpões e chiqueirões ficaram danificados, sem cobertura e alguns animais se machucaram. Ao todo, entre 80 a cem pessoas ficaram afetadas na cidade”, acrescentou.

O Município de Nova Candelária abriu um ponto de recolhimento de doações aos afetados do temporal. As famílias estão necessitando de diversos itens, como roupas, colchões, cobertores, roupas de cama, móveis, alimentos, material de higiene, material de limpeza e eletrodomésticos. O local é a Secretaria de Assistência Social - CRAS Viva Bem (Rua Santo Antônio, nº 225). Mais informações no telefone/whatsapp 55 99655-3629.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895