Estrela lança projeto inovador de internacionalização

Estrela lança projeto inovador de internacionalização

“Nossa Estrela pelo Mundo” busca oportunidades internacionais na retomada econômica da pandemia

Correio do Povo

Lançamento do projeto ocorreu na sexta-feira com a presença de autoridades nacionais e estrangeiras

publicidade

O Projeto de Internacionalização do Município, intitulado “Nossa Estrela pelo Mundo”, foi lançado, oficialmente, na sexta-feira, no auditório da e-LOG, localizado no Porto, durante a 7ª Estrela Multifeira. O projeto é uma estratégia inovadora, que busca oportunidades internacionais na retomada econômica da pandemia.

Representando o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o Secretário de Desenvolvimento do RS, Edson Brum, disse “que é raro o município que está pensando na internacionalização. O que vocês estão fazendo hoje aqui é plantando uma sementinha para os seus netos, porque vão oportunizar que as empresas daqui gerem mais empregos e qualifiquem os empregos”.

Para o Prefeito de Estrela, Elmar Schneider, “a cidade é uma terra de muitas oportunidades. Com esse projeto inovador, Estrela, localizada estrategicamente no Vale do Taquari, busca parceiros e oportunidades internacionais”.

O Paraguai é um dos principais parceiros comerciais de Estrela. Representando o Cônsul-geral do Paraguai no RS, o Embaixador, José Martinez Lezcano, estavam presentes o Ministro-Cônsul, Anibal Fernandes, e o Adido Comercial, Jorge Valenzuela. “Agradeço o convite em nome do Consulado. Para nós é uma grata surpresa conhecer a cidade de Estrela. Sempre passamos aqui na frente quando viajamos para o Paraguai. O município é muito próspero. A partir desse encontro vamos aproximar ainda mais Estrela do nosso país”, declarou Valenzuela.

O Secretário de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (SEDIS) de Estrela, Rodrigo Kich, que lidera o projeto de Internacionalização do Município afirmou que “o Programa Nossa Estrela pelo Mundo é um passo muito importante para a criação de uma reputação internacional para a cidade. Essa reputação é a condição essencial para que o município possa fazer as articulações internacionais na busca de oportunidades”.

De acordo com o Sócio-Diretor da Roedel Intl Advisor [empresa gaúcha que assessora o projeto], Dr. Cezar Roedel, “o município de Estrela possui um grande potencial de internacionalização, pois, possui uma balança comercial diversificada e com intensidade tecnológica, bem como um posicionamento estratégico no Rio Grande do Sul, sendo um hub logístico e integrador dos modais rodoviário, hidroviário, aeroviário e ferroviário, tendo um forte apelo para investidores internacionais e parceiros de infraestrutura”.

Internacionalização de municípios

A Internacionalização de Municípios é a articulação internacional dos entes subnacionais, com vistas a firmar parcerias com outras cidades no mundo, em prol do desenvolvimento, por meio de uma assessoria internacional especializada. As ações são centradas em objetivos e resultados, a partir de uma peça denominada como Acordo de Desenvolvimento Internacional entre Cidades (ADIC).

Os municípios ficam aptos para assumir uma identidade internacional, tendo como resultado: intensificação da sua balança comercial, intercâmbio tecnológico, atração de investimentos e participação em editais internacionais, esses são alguns exemplos. De acordo com a Constituição Federal, a competência exclusiva do executivo brasileiro é a de firmar tratados e acreditação diplomática, restando aos entes subnacionais uma série de possibilidades de atuação na esfera das relações internacionais.


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895