Estudantes da PUCRS fazem evento em alusão ao dia da Consciência Negra

Estudantes da PUCRS fazem evento em alusão ao dia da Consciência Negra

Objetivo é chamar atenção para baixo número de alunos negros na universidade

Correio do Povo

Estudantes negros debatem temas de enfrentamento social e subjetividade da origem

publicidade

Com o objetivo de fortalecer a presença de pessoas negras nos bancos universitários,  alunos e funcionários negros da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) reuniram-se  para fazer uma fotografia em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último domingo.  O ato ocorreu na segunda-feira, às 19h, no saguão do prédio onde funciona o curso de Pedagogia. 

Cerca de 30 pessoas participaram da Roda de conversa sobre situação política e a subjetividade do povo negro, encontro que aconteceu como parte das atividades propostas, que é uma oportunidade para debater temas relativos aos enfrentamento dos negros na sociedade.Além disso, o Coletivo Poetry Slam, movimento social de poesias, também estava entre as ações previstas na data.

A estudante do décimo semestre do curso de Direito, Ana Caroline Silva de Santos Moraes, explicou que este foi o terceiro ano dessa mobilização social. “No dia 19 de novembro de 2020, aconteceu a primeira foto oficial dos estudantes negros aqui da PUCRS, ação inspirada pelo mesmo modelo de fotos  feitas pelo  Coletivo Cabo, que faz parte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)”, relatou. 

Ana Caroline acrescentou que a intenção é fazer com que os estudantes negros  “vejam-se  dentro da própria universidade para se reconhecerem, pois infelizmente é muito pequeno o número de universitários negros”, disse,

A estudante do sexto semestre do curso de Jornalismo, Gabriele Lima Costa, elucidou que é um  espaço para o resgate histórico. “É um movimento autônomo e apoiado pela PUCRS”, relatou.

Também  estiveram compartilhando as suas experiências  a vereadora   Karen Santos,  o presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul, Airton Silva,  e a mestranda em  Psicologia social pela UFRGS. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895