Estudantes entregam projeto para a avenida Unisinos

Estudantes entregam projeto para a avenida Unisinos

A via é o principal acesso ao Campus de São Leopoldo da universidade

Stephany Sander

A via é o principal acesso à universidade

publicidade

O Projeto de Revitalização da avenida Unisinos, em São Leopoldo, foi entregue nesta quinta-feira na Unidade de Apoio de Operações e Serviços Municipais. O plano foi feito por meio dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de estudantes de Engenharia Civil da universidade que dá nome à via, com o auxílio da Unidade. Pesquisando alternativas para a plena revitalização e modernização da avenida, os acadêmicos Douglas Ritter dos Santos, Felipe Teixeira dos Santos, José Luiz Schons Júnior e Luisadora Schreiber Cornely fizerem suas monografias. 

Segundo o professor João Hermes Nogueira Junqueira, que coordenou os estudos e é especialista em trânsito, o grande desafio do projeto foi transformar a via em um modelo de mobilidade urbana sustentável. Entre os apontamentos dos alunos estão a avaliação estrutural para a restauração do pavimento, o orçamento de soluções para restauração estrutural e funcional da via, bem como melhorias para a geometria e drenagem. 

Construída em 1973, a avenida Unisinos tem 2,5 quilômetros de extensão e é o principal acesso ao Campus de São Leopoldo, sendo ainda uma das vias mais movimentadas do município. Desde sua criação, teve várias intervenções físicas e operacionais por parte da prefeitura, por vezes tendo como parceira a Unisinos, para a adequação às necessidades dos usuários. Hoje, a avenida é uma das mais importantes entradas da cidade, devido à sua ligação com a BR 116. Por isso, foi constatada a necessidade de um projeto moderno de mobilidade urbana. O orçamento para revitalização é de cerca de R$ 6 milhões.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895