Evento comemora aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do RS com passagem do comando-geral

Evento comemora aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do RS com passagem do comando-geral

Coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior se despede do cargo para o coronel Eduardo Estevam Camargo Rodrigues assumir o comando da corporação

Rafael Rangel Winch

Natural de Porto Alegre, novo comandante-geral do CBMRS tem 47 anos e começou na carreira militar estadual em 1993

publicidade

Os 128 anos da criação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) foram comemorados nesta terça-feira. A solenidade de celebração foi realizada no Quartel do Comando-Geral, no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre. O evento também marcou a passagem do comando-geral do CBMRS. Na ocasião, o coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior passou oficialmente o cargo ao coronel Eduardo Estevam Camargo Rodrigues.

Minutos antes de começar a cerimônia, em fala para o Correio do Povo, o comandante-geral do CBMRS enfatizou o compromisso da corporação com a proteção da população gaúcha. "Nós estamos comemorando os 125 anos de uma instituição que trata justamente da segurança da população. Para isso é que nossos bombeiros e militares trabalham. Para garantir um serviço de qualidade da vida e do patrimônio gaúcho. Nós temos aqui o desafio de manter o legado e prospectar um futuro de qualificação e de grandes conquistas para nossa instituição, nunca desviando do foco que é atender o cidadão", ressaltou Rodrigues. Novo comandante-geral do CBMRS tem 47 anos e é natural de Porto Alegre. Sua carreira militar estadual começou em 1993, na Brigada Militar, período em que o Corpo de Bombeiros Militar ainda era vinculado àquela instituição.

Presente no evento, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite saudou o novo comando e se mostrou emocionado após assistir a exibição de um vídeo instrucional que contou a história da corporação. "Quem escolhe o serviço público deve procurar uma missão para a vida. Para muitos servidores, é preciso reforçar isso. Para um bombeiro, isso não é preciso. Ele sabe de sua missão, que é de oferecer a própria vida quando todos são obrigados a recuar", frisou Leite.

O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, também falou no evento, destacando a centenária história dos bombeiros como uma referência para toda a nação. Ele também comentou para esta reportagem o que representa a passagem de comando-geral: "São movimentos normais de gestão essas trocas de comando periódicas. Tivemos um grande trabalho realizado pelo coronel Luiz na frente do corpo de bombeiros e agora o coronel Estevam vem assumir já integrando com essa nova gestão, tendo todo esse foco dele em inovação, tecnologia e também priorizando as ações preventivas". 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895