Evento leva atividades para mulheres de 19 comunidades do bairro Farrapos

Evento leva atividades para mulheres de 19 comunidades do bairro Farrapos

Ação conta com bancas de corte de cabelo e maquiagem, orientações jurídicas e sobre moradia, além de distribuição de frutas e material escolar

Kyane Sutelo

Serviços de corte de cabelo e maquiagem estavam entre os mais procurados do evento.

publicidade

Neste domingo, um evento leva serviços de beleza, alimentação e orientação jurídica a mulheres de 19 comunidades do entorno do bairro Farrapos, em Porto Alegre. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a chamada praça do Sesi recebe bancas com corte de cabelo e maquiagem, distribuição de frutas, informações sobre questões judiciais e também sobre o direito à moradia. As atividades foram organizadas pelo Comitê de Luta do bairro Farrapos, que até o final do mês deve se tornar a Associação Cultural e Educativa pelo Desenvolvimento do Bairro Farrapos, a Desabafa. Com a praça cheia durante a tarde, a organização passava as orientações com um microfone, para que todos pudessem compreender.

A profissional de serviços gerais Nívea Maria da Costa foi ao evento com a filha Tatiana, de 6 anos, acompanhada de amigas. “Nós chegamos agora e eu estou gostando”, contou Nívea, enquanto as crianças já aproveitavam o saquinho de frutas recebido. Segundo a moradora do Loteamento Pampa, decidiram aproveitar, pois não são comuns atividades como essa no bairro. A Desabafa pretende mudar essa realidade. “Nós buscamos, em um dia com esse, superar ainda as dificuldades que nós mulheres vivemos, principalmente as mulheres da periferia, que é a falta de emprego, o excesso de violência e a falta de alimento dentro de casa”, detalha Ony Teresinha Pereira da Silva, representante da entidade. No local, também houve doação de material escolar aos estudantes.

Uma das bancas mais procuradas do evento, durante a tarde, foi a dos serviços de beleza. As mulheres que saíam maquiadas do local, exibiam um semblante feliz. Nathiele Vieira Elias esteve entre as que procuraram o serviço de primeira. Ainda sentada na cadeira, sendo maquiada disse que a ação ajuda a melhorar a autoestima. “Eu acabei de me curar de depressão e ansiedade, então estou achando bem bacana”, contou a dona de casa. A filha Ana Lívia, de 7 anos, acompanhava atenta e ansiosa pela sua vez de ser maquiada também. Mas além de se sentir mais bonita, a mãe estava atenta também às técnicas. “Eu comecei a ter curiosidade de aprender sobre a maquiagem”, explica.

E um dos objetivos do evento também é conhecer os principais temas de cursos que as mulheres da região se interessam, por meio de um questionário. A ideia é que eles possam ser oferecidos pela Associação Desabafa, que já trabalha com esse tipo de atividade. Além de capacitações, a entidade distribui aproximadamente 150 marmitas todo sábado para a população das comunidades da região. Fortalecida com a pandemia, a iniciativa é feita com recursos de moradores, que também pagam o aluguel da sede da entidade, e com parcerias eventuais. Interessados em auxiliar os projetos podem contatar a entidade por meio de perfil no Instagram @mov.des.bairro.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895