Evento Pós-NRF explora desafios e inovações do Varejo

Evento Pós-NRF explora desafios e inovações do Varejo

Um dos pontos de discussão, no evento realizado pela Fecomércio, foi o cenário cada vez mais digitalizado e as estratégias essenciais para atrair cliente

Paula Maia

Fabiano Zortéa enfatizou a importância de proporcionar experiências únicas nas lojas físicas

publicidade

Uma série de tópicos cruciais para o varejo desde desafios emergentes até tendências inovadoras e avanços tecnológicos foram tratados no evento Pós-NRF, realizado pela Fecomércio-RS, em Porto Alegre, na manhã desta terça-feira.

Um dos pontos de discussão foi o cenário cada vez mais digitalizado e as estratégias essenciais para atrair clientes, apresentados pelo coordenador estadual de Varejo do Sebrae-RS, Fabiano Zortéa.

Ele enfatizou a importância de proporcionar experiências únicas nas lojas físicas, impulsionando a personalização e a criação de micromomentos sensoriais para atrair e reter clientes.

“O cliente não precisa mais ir até a loja física. É fato. Ele consegue tudo pelo digital. A gente tem que dar um motivo para ele querer ir. E ele tem predisposição para isso”, afirmou.

Zortéa também abordou o papel fundamental da inteligência artificial (IA) no varejo, destacando seu uso crescente para aumentar a produtividade e aprimorar a experiência do cliente. A previsão é de que 80% dos varejistas usarão a Inteligência Artificial até 2026.

Zortéa destacou a importância de entender o que a tecnologia pode fazer pelos negócios e que é é crucial ter um propósito claro para sua implementação, visando não apenas seguir uma tendência, mas sim melhorar resultados concretos.

Outro aspecto relevante foi a aplicação da IA na análise das avaliações nas redes, considerando que 51% dos consumidores baseiam suas decisões de compra nessas avaliações. Essa percepção ressaltou a importância de monitorar e responder de forma eficaz às opiniões dos clientes, moldando a reputação da marca.

No painel "O poder da marca alinhado ao seu conceito", a vice-presidente da Fecomércio, Idalice Teresinha Mancini, destacou a necessidade de fortalecer as marcas e envolver os clientes por meio de interações diversas, tanto físicas quanto online.

Idalice enfatizou a transição do marketing de massa para abordagens mais personalizadas, focadas no cliente individualmente. Ela sugeriu conhecer a "vibe" do cliente e focar em estratégias de engajamento.

Ela ressaltou que o cliente atual não sai mais de casa sem pensar na marca que vai adquirir e desta forma a marca se tornou um fator decisivo na hora da compra e por isso as estratégias para fortalecer a marca são indispensáveis.

“A gente tem que empoderar a nossa marca, a gente tem que mostrar para o cliente e engajar o cliente com a nossa marca. Mas não é no primeiro contato que a gente tem esse engajamento, a gente precisa trabalhar muito. Ele tem que fazer uma compra, ele tem que fazer a segunda compra, ele tem que conhecer a loja, ou tanto física ou online, mas ele precisa no mínimo para poder abraçar esta marca de umas 20 interações”, explicou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895