Exército planeja entregar mais 15 quilômetros de duplicação da BR 116 em janeiro

Exército planeja entregar mais 15 quilômetros de duplicação da BR 116 em janeiro

Serão dois trechos, entre os kms 308 ao 314 e do 302 ao 305, no sentido Pelotas-Porto Alegre

Cristiano Abreu

publicidade

A BR 116 terá mais 15 quilômetros de duplicação entre Barra do Ribeiro e Guaíba concluídos até o final de janeiro de 2024. A projeção foi dada pelo Comando do 1º Batalhão Ferroviário do Exercito Brasileiro (1ºBFv), responsável pela execução das obras, na manhã desta terça-feira em atividade aberta à imprensa.

No momento, dois trechos totalizando 9 quilômetros, entre os km 308 e km 314 e do km 302 ao km 305, no sentido Pelotas-Porto Alegre, estão recebendo a última etapa de asfaltamento. Resta ainda um trecho em Pedras Brancas, também em fase final de execução.

De acordo com o comandante do 1º Batalhão, coronel Paulo da Silva Nogueira, a finalização dos trechos depende, no entanto, das condições climáticas. “Falta a aplicação da terceira e última camada de asfalto nesses pontos. Sendo favoráveis, e o período de verão deve nos proporcionar essa vantagem, até o fim de janeiro teremos tudo concluído”, detalha.

Após o fim dos trabalhos, os trechos serão preparados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para liberação ao trânsito, porém ainda não há data prevista.

Na BR 116, o Exército atua desde 2019 na duplicação de 51 km, dos quais 35 já estão finalizados. O DNIT investiu R$ 255 milhões nestes lotes, e a previsão de conclusão é dezembro do próximo ano.

Conheça Seu Exército 

A atividade realizada na manhã de ontem integrou o projeto Conheça Seu Exército, promovido pelo Comando Militar do Sul (CMS). O objetivo é divulgar as ações e os desafios diários da profissão militar, por isso, foram convidados para participar representantes de diferentes setores da sociedade civil, jornalistas e formadores de opinião. 

Neste ano, o foco foi apresentar o trabalho realizado pelo Exército além da defesa do país, motivo pelo qual o braço de engenharia foi destacado. “Temos capacidade de engenharia e execução a serviço da Nação. Temos profissionais capacitados na engenharia civil, ambiental, em logística, em topografia e em tantas outras”, enumera o coronel Nogueira.

Instalados desde 2019 entre os quilômetros 300 e 351 da BR 116, 240 homens e mulheres, todos cabos soldados, trabalham na duplicação. Um alojamento foi montado à margem da rodovia, em Barra do Ribeiro, dá o suporte para a obra. Da extração de rochas para a construção da base até a produção do asfalto é feita no local. E um laboratório técnico para a avaliação do material desenvolvido, e também da aplicação correta, asseguram a qualidade do pavimento entregue.

O General José Luís Araújo dos Santos, comandante do 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E) destaca que a estrutura montada em Barra do Ribeiro é do mesmo porte da enviada para o Haiti em 2010, com o objetivo de reconstruir o país após forte terremoto.

O general Hertz Pires do Nascimento, comandante do CMS, exalta o trabalho no alojamento. “Todo o trabalho é feito por nossos cabos e soldados, todos eles formados pelo Exército. São homens e mulheres jovens, na faixa dos 25 anos, que se qualificam com a gente, prestam serviço à sociedade e após saírem do Exército, estão prontos para o mercado de trabalho”, ressalta.

O general lembra ainda que toda a experiência adquirida nas execuções de obras pelo país beneficia a defesa da Nação. “Colocamos em prática a execução de projetos. Isso é preparação das tropas, o trabalho do Grupamento de Engenharia em caso de guerra é justamente reconstruir o país ou criar acesso para que possamos avançar no campo”, finalizou.

No Rio Grande do Sul, além da BR 116, o Exército brasileiro é responsável pela construção da barragem Arvorezinha/Bagé. Com 34% executada, a entrega da obra está prevista para 2026.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895