Exposição comemora os 20 anos do Museu Nacional do Calçado de Novo Hamburgo

Exposição comemora os 20 anos do Museu Nacional do Calçado de Novo Hamburgo

A mostra celebra ainda os 50 anos da Universidade Feevale, que abriga o acervo

Stephany Sander

O museu conta com objetos que conservam a memória da atividade coureiro-calçadista

publicidade

Abre hoje para visitação a exposição que comemora os 50 anos da Universidade Feevale e os 20 anos do Museu Nacional do Calçado de Novo Hamburgo. O espaço conta com objetos que conservam a memória da atividade coureiro-calçadista da região e do país. 

"Legados e memórias: Museu Nacional do Calçado" celebra três dos principais designers de calçados da cidade. Segundo Ida Helena Thön, curadora do museu há 15 anos, os trabalhos de Ruy Chaves, José Maria Carrasco Menna e Carlos Gilberto Simon merecem o destaque. “Eles se sobresaíram pela criatividade e pelo uso de materiais diferenciados. O Ruy Chaves, foi o primeiro estilista de calçados de Novo Hamburgo, ele calçava atrizes como Fernanda Montenegro e Hebe nos anos 70. Também lançou o primeiro sapato com perfume, uma inovação para a época." 

Ida salienta que Chaves projetou internacionalmente seu nome e o da cidade, tendo sido premiado na Grécia e na Itália por suas criações. "Ele ainda recebeu duas vezes o prêmio de melhor estilista do mundo da Academia Italiana de Designer, considerado o Oscar do calçado. Um deles faz parte do nosso acervo", lembra. 

O acervo do local também conta com calçados doados por personalidades como o tenista Guga, os escritores Zélia Gattai e Jorge Amado e dos jogadores de futebol Falcão e Ronaldinho, entre outros. No espaço ainda é possível ver a réplica de como funcionavam as primeiras fábricas de calçados do Vale do Sinos, com os itens feitos a mão. O museu fica no Campus I da Feevale e tem entrada gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h15min às 12h e das 13h30min às 18h, e sábados, das 9h às 12h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895