Exposição de orquídeas reúne cerca de 200 espécies no Mercado Público de Porto Alegre

Exposição de orquídeas reúne cerca de 200 espécies no Mercado Público de Porto Alegre

Evento integra semana de comemorações do aniversário da cidade

Kyane Sutelo

Flores estão expostas no Espaço de Eventos do Mercado Público, no térreo.

publicidade

O colorido de aproximadamente 200 espécies de flores toma conta do Mercado Público de Porto Alegre. É a Exposição de Orquídeas que acontece no local, a partir desta quinta-feira, para comemorar os 251 anos da Capital (cele no dia 26 de março). Até este sábado, um “jardim” montado pelo Círculo Gaúcho de Orquidófilos enfeita o Espaço de Eventos do Mercado Público, no térreo, com entrada gratuita. Cursos e palestras serão oferecidos, assim como orientações de cuidado para quem for comprar a planta.

Expositores de diferentes regiões do Estado participam do evento, como é o caso de Mateus Liell, de São Sebastião do Caí. Ele espera vender todas as mais de 300 plantas que trouxe para o evento, com maior expectativa para as espécies raras. “As que mais estão chamando a atenção é a orquídea negra, que está em alta, e as pequenininhas, as raras, exóticas”, afirma. As micro-orquídeas expostas chegam a ter menos de 1 centímetro e as maiores alcançam 18 cm, conforme a presidente da entidade organizadora, Lurdes Piva, mais conhecida como Dinha.

Ricardo Giusti

A flor ganha a preferência dos consumidores  por ser de fácil manejo e ter espécies variadas que se adaptam ao ambiente urbano, como apartamentos, explicam os expositores. A orquídea brota normalmente uma vez por ano, em épocas distintas, de acordo com a espécie. Nesta edição da exposição de Porto Alegre, o foco é a orquídea Cattleya Labiata, que floresce antecipando a chegada do Outono. Ela é uma planta nativa do litoral do Nordeste brasileiro, sendo também conhecida como "Rainha do Sertão", mas o clima com calor de dia e frio de noite faz com que ela também se adapte aqui no Estado, segundo o vice-presidente da entidade, Carlos Chiaradia.

Além do apelo ornamental, o cultivo de orquídeas também movimenta a economia da Capital. Conforme Chiaradia, apenas na área rural de Porto Alegre são cultivadas comercialmente mais de 400 mil orquídeas. Ele explica que a Capital possui 4 orquidários que garantem o lucro direto para o setor, mas há também a economia indireta com a venda para floriculturas e supermercados, além da geração e empregos que o cultivo e comercialização garantem.

Programação:

23/03

8h às 19h - vendas de plantas (orquídeas) nos stands dos orquidários

24/03

8h às 19h - visitação à exposição de orquídeas e aos stands de vendas.

10h - Curso sobre doenças e pragas nas orquídeas (orquidófilo Bonir Dias da Silva, do Orquidário Rincão).

15h - Curso sobre cultivo de orquídeas (orquidófilo Leandro Dias Wendler).

25/03

8h às 17h - abertura da visitação à exposição de orquídeas e aos stands de vendas.

10h - Palestra sobre o cultivo de micro-orquídeas (orquidófilo Vilson Zorzetto)

15h - Palestra sobre as variedades da Laelia Purpurata (orquidófilo Eduardo Luis Masiero)

 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895