Exposição do projeto Graffiti Down recebe visitações até quinta-feira em Pelotas

Exposição do projeto Graffiti Down recebe visitações até quinta-feira em Pelotas

Obras foram criadas por estudantes portadores de Síndrome de Down e pelo artista João Felipe Rodrigues, portador de paralisia cerebral

Angélica Silveira

Na exposição, estão sendo mostrados quadros pequenos pintados com spray e caneta marcador

publicidade

Em Pelotas, até esta quinta-feira, o projeto Graffiti Down realiza, na Sala Antônio Caringi, localizada na Secretaria Municipal de Cultura (Secult) - Casarão 2, na Praça Coronel Pedro Osório, uma exposição com obras de estudantes portadores de Síndrome de Down e pinturas em tela do artista João Felipe Rodrigues, que é portador de paralisia cerebral. A mostra pode ser visitada das 8h às 14h.

O idealizador e ministrante das aulas do projeto, Gabriel Veiz, conta que, na exposição, estão sendo mostrados quadros pequenos pintados com spray e caneta marcador. “Eles foram convidados antes de uma aula e fizeram os quadros em uma tarde. É difícil pintar com spray que é feito para ser utilizado em superfícies maiores que um quadro. Os desenhos tiveram tema livre, pois estavam tendo uma aula normal, sem intenção de expor”, conta.

Ele relata que criou o projeto por querer estar mais próximo do irmão que é portador de Síndrome de Down e conhecer seus amigos. “A iniciativa tomou uma proporção enorme. É algo único que está ocorrendo e não tínhamos noção disso. Por meio do Graffiti Down, mostramos o que portadores da Síndrome são capazes de fazer. Acredito que a inclusão não está neles produzirem alguma coisa sozinhos, mas estarem no meio de outras pessoas que não são consideradas deficientes, incluídos na nossa sociedade”, destaca.

O projeto parte da premissa de promover a cultura do hip-hop e ensinar técnicas de graffiti para pessoas com Síndrome de Down. As aulas iniciaram em março deste ano e ocorrem às segundas-feiras, das 14h às 17h30min, no IFSul Campus Pelotas. Podem participar pessoas com Síndrome de Down, com 13 anos ou mais.

Ainda restam cinco vagas na turma, que atualmente conta com 14 alunos matriculados. Para realizar a inscrição, os interessados podem entrar em contato com o professor Gabriel pelo número (53) 98143-8053. Também são aceitas doações de materiais de desenho e pintura.

Na 4 Galeria de Arte Café também está acontecendo uma mostra dos trabalhos dos integrantes do grupo Graffiti Down por meio das obras do jornalista Gustavo Bicca e do bacharel em Artes Visuais, Eduardo Moraes. A exposição segue até o dia 27, com visitação aberta todos os dias a partir das 14h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895