Fórum apresenta projeto de inovação em Sapiranga
capa

Fórum apresenta projeto de inovação em Sapiranga

Iniciativa foi elaborada com a proposta de buscar evolução da cidade com o auxílio da tecnologia

Por
Stephany Sander

Projeto tecnológico foi lançado em Sapiranga

publicidade

A cidade de Sapiranga realizou na noite dessa terça-feira o 1º Fórum Inova Sapiranga. Com o tema “Cidades Inteligentes”, o evento apresentou à comunidade o trabalho de cooperação que vem sendo realizado há seis meses em uma parceria idealizada pela prefeitura com o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) da cidade, e o Centro Sinodal de Ensino Duque.

“Esse projeto veio para mudar, evoluir, e manter nossa Sapiranga em movimento pelos próximos 40 anos”, diz a prefeita Corinha Molling, explicando que a novidade visa propor alternativas de modernização e crescimento para o município em diferentes setores, além de suprir a necessidade de um contínuo aperfeiçoamento e de qualificação profissional. 

Através da assinatura de um Termo de Cooperação, firmado entre as entidades envolvidas, o Inova Sapiranga tem a proposta de pensar no uso da tecnologia a serviço da população. "O projeto tem um grande alcance social, considerando que o município proporcionará à comunidade oportunidade real de qualificação profissional, além de serviços integrados, eficientes e inovadores, otimizando o investimento e o gasto público. Empresários, instituições de ensino, profissionais liberais, estudantes e toda a comunidade interessada em contribuir para o crescimento da cidade pode colaborar", complementa Corinha.

Além da apresentação do projeto com detalhes das atividades e conceito da proposta do Inova Sapiranga, a atividade de ontem contou com as palestras de Joseane Brietzke Porto e Cesar Bridi. Doutora e Mestre em Administração, Joseane é especialista na área de cidades inteligentes e detalhou em sua apresentação, os estudos que realizou em sua tese de doutorado focado no tema do fórum. Professora da Unisinos, ela valorizou a iniciativa desenvolvida por Sapiranga. 

“O município está muito bem alinhado com o conceito de cidades inteligentes unindo forças para alavancar a busca de inovações e soluções através de recursos tecnológicos", disse. Já em sua fala, o engenheiro Cesar Bridi apresentou iniciativas relacionadas a área de tecnologia e inovação que estão sendo realizadas na Procempa como forma de melhorar o cotidiano dos cidadãos e que podem servir de exemplo para futuras ideias de projetos do Inova Sapiranga. Para saber mais detalhes do projeto e formas de participar, os moradores ou empresários interessados podem fazer contato pelo e-mail inova.sapiranga@gmail.com, ou no telefone (51) 99261-6976. Além disso foi criado o portal para concetrar as ações do projeto.