Fórum dos Presidentes abre programação da 1ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo em Porto Alegre

Fórum dos Presidentes abre programação da 1ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo em Porto Alegre

Evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) tem extensa programação até sábado

Felipe Faleiro

Abertura da 1ª Trienal, com a presença dos presidentes dos Conselhos, ocorreu nesta quarta, na sede do CAU/RS

publicidade

A 21ª Reunião do Fórum dos Presidentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) iniciou, na manhã desta quarta-feira, a programação da 1ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. O encontro, promovido pelo CAU/RS, e realizado em sua sede, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, contou com a presença dos gestores de todos os Conselhos a nível nacional, com o intuito de discutir os desafios relacionados à área.

Para o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, a reunião, que ocorre uma vez por mês, é uma oportunidade de compartilhamento de ideias, bem como alinhamentos institucionais fundamentais para as respectivas gestões. Ainda segundo ele, a Trienal, sendo um evento inédito no calendário do Conselho, oportuniza com que haja diálogos fortalecidos entre os profissionais das diversas profissões que compõem o universo arquitetônico e urbanístico.

“O grande objetivo da Trienal é conseguir discutir e apresentar nossos temas para a sociedade. Ou seja, estabelecer pontes também entre as questões profissionais, os quais sabemos que são importantes. Por isso, é fundamental esta visão de outras instituições. Temos assuntos relacionados à arquitetura hospitalar, ao paisagismo, entre outros”, comenta ele. O evento como um todo havia sido gestado desde antes da pandemia, porém a questão sanitária restringiu grandes eventos temáticos, afirma o presidente do CAU/RS, embora ações híbridas seguiram ativas.

“Com a situação mais controlada, tivemos esta possibilidade maior de nos reunirmos presencialmente. Terminamos por redesenhar o formato do evento, e estamos com uma boa expectativa quanto às inscrições”, diz. A presidente do CAU de Minas Gerais (CAU/MG) e coordenadora do Fórum dos Presidentes, Edwiges Leal, diz que o fórum é um excelente espaço de aprender sobre a diversidade das realidades de todo o país.

“Os estados sentiam necessidade de conhecer seus vizinhos e todo o território, até para fazer uma reflexão de como aplicar em sua UF a legislação, como fiscalizar e realizar as melhores práticas. Quanto à programação, sabemos como é difícil realizar este tipo de evento no país. Há bons eventos de arquitetura, mas muito concentrados no Sudeste. Buscar esta realidade de outros locais do país cria uma reflexão e uma efervescência que pode ser revertida em melhores experiências para todos”, comenta ela.

A programação da Trienal, tanto presencial como online, segue até sábado, com atividades no Theatro São Pedro e Solar do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Entre as presenças confirmadas, estão a arquiteta, urbanista e apresentadora de TV Stephanie Ribeiro, e os arquitetos e urbanistas Fred Cheuiche e Tainá de Paula. Ainda, haverá a apresentação das propostas vencedoras do concurso Iconicidades, do governo do Estado, e na última noite, a entrega dos prêmios IAB, AAInteriores, Arquiteto do Ano do Sindicato dos Arquitetos do RS (SAERGS) e a 4ª edição do Prêmio CAU/RS, que homenageia o arquiteto Luiz Antônio Veríssimo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895