Fórum Estadual dos Museus acontece até sexta-feira em Pelotas

Fórum Estadual dos Museus acontece até sexta-feira em Pelotas

Edição deste ano destaca o tema 'Políticas Públicas para Museus: 20 anos da Carta de Rio Grande'

Angélica Silveira

publicidade

Com o objetivo de ampliar reflexões e debates sobre a relação dos museus com a sociedade e buscar ações para o segmento, foi aberto nesta terça-feira, em Pelotas, a 14ª edição do Fórum Estadual de Museus. O evento, que é realizado pela Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com a Prefeitura de Pelotas, ocorre no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

A edição deste ano destaca o tema “Políticas Públicas para Museus: 20 anos da Carta de Rio Grande”. A programação vai até esta sexta-feira. A secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo, destacou as diretrizes traçadas há 20 anos, durante o 8º Fórum, que levaram à elaboração da Carta de Rio Grande. “Neste período que antecede eleições majoritárias, é extremamente propício à reflexão, o debate, a revisão de objetivos, projetos e metas para o presente e para o futuro”, disse. A Carta de Rio Grande, aprovada naquela edição do fórum, realizada em Rio Grande, buscou propostas para implantação de políticas públicas para o setor museológico e de patrimônio cultural nos âmbitos estadual e federal. Entre as ações apontadas pela carta, estão as noções e diretrizes para uma Política Nacional de Patrimônio Cultural e Museus, políticas de gestão e organização do setor e de financiamento e fomento aos museus nacionais e estaduais, além da capacitação e formação, aquisição e gerenciamento de acervos e bens culturais. A Carta de Rio Grande serviu como base para a construção de toda a política nacional do setor, publicada em 2003.

Para esta quarta-feira a programação teve início às 9h com uma mesa redonda sobre a política nacional dos museus, sistemas nacional e estadual de cultura. Às 10h30min ocorreu a apresentação do colegiado setorial de museus Rio Grande do Sul: Plano Estadual dos Museus. À tarde seguem as discussões nos cinco grupos de trabalho: Políticas de Gestão e Organização do Setor Museológico; Políticas de Democratização e Acesso aos Bens Culturais; Políticas de Financiamento e Fomento aos Museus do Rio Grande do Sul; Política de Capacitação e Formação (Fóruns de Museus, Oficinas de capacitação e Seminários) e Políticas de Aquisição e Gerenciamento de Acervos e Bens Culturais.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895