FAB abre inscrições para processo seletivo com 84 vagas para nível superior na Região Sul do País

FAB abre inscrições para processo seletivo com 84 vagas para nível superior na Região Sul do País

As inscrições eletrônicas ocorrem até o dia 12 de julho

Fernanda Bassôa

Ao serem incorporados, os voluntários serão declarados Aspirantes a Oficial, concorrendo à promoção ao posto de Segundo Tenente

publicidade

A Força Aérea Brasileira (FAB) deu início ao Processo Seletivo para a convocação e incorporação de profissionais de nível superior, em diversas áreas, com vistas à Prestação de Serviço Militar Temporário para o ano de 2022 e 2023. As inscrições eletrônicas ocorrem até o dia 12 de julho e podem ser feitas pela página da FAB, onde o candidato poderá acessar os requisitos específicos e as condições para a participação no processo. São quatro Avisos de Convocação abertos, sendo para a área Técnica (QOCon Tec 1-2022/2023), para as áreas Médica, Farmacêutica e Odontológica (QOCon MFDV 1-2022/2023), para a área do Magistério (QOCon MAG 1-2022/2023) e para a área de Segurança e Defesa (QOCon Tec SED 1-2022). Na região de abrangência do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), referência regional do Comando da Aeronáutica na Região Sul do Brasil, são 84 vagas, sendo 29 para Canoas, 01 para Porto Alegre, 19 para Santa Maria, 12 para Florianópolis (SC) e 23 para Curitiba (PR). Ao todo, são mais de 500 vagas no Brasil.

O Processo Seletivo destina-se a convocar e a incorporar à Força Aérea Brasileira, cidadãos brasileiros natos de ambos os sexos, que sejam voluntários a atuar nas seguintes áreas: 1) Área Técnica: Administração; Engenharia de Agrimensura; Análise de Sistemas; Arquitetura; Arquivologia; Biblioteconomia; Ciências Contábeis; Engenharia Civil; Economia; Educação Física; Engenharia Eletrônica; Engenharia Elétrica; Enfermagem; Estatística; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Engenharia Mecânica; Nutrição; Pedagogia; Psicologia Clínica; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Relações Públicas; Serviços Jurídicos; Serviço Social; Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Telecomunicações. 2) Áreas Médica, Farmacêutica e Odontológica: Médicos – Anestesiologia; Anatomia Patológica; Cancerologia Clínica; Cardiologia; Cirurgia Geral; Clínica Médica; Dermatologia; Ginecologia e Obstetrícia; Otorrinolaringologia; Ortopedia; Pediatria; Psiquiatria e Radiologia. Dentistas – Clínica Geral Odontológica; Ortodontia e Prótese Dentária. Farmacêuticos – Farmácia Bioquímica e Farmácia Hospitalar. 3) Área do Magistério: Magistério do Ensino Médio em Sociologia e Magistério do Ensino Médio em Língua Inglesa. 4) Área de Segurança e Defesa: Há a previsão de uma vaga para a localidade de Florianópolis (SC) e uma vaga para a localidade de Santa Maria.

A seleção envolve entrega de documentos; validação documental; avaliação curricular; inspeção de saúde; avaliação psicológica e teste de aptidão do condicionamento físico; entre outras etapas. Os requisitos específicos e as condições para a participação no Processo Seletivo constam no Aviso de Convocação, divulgado na página da FAB.

Ao serem incorporados, os voluntários serão declarados Aspirantes a Oficial, concorrendo à promoção ao posto de Segundo Tenente, a partir de seis meses após a incorporação, onde farão jus à remuneração mensal e as demais prerrogativas correspondentes ao posto de ingresso. O Serviço Militar Temporário tem duração de 12 meses, prorrogáveis sucessivamente pelo mesmo período, de acordo com o interesse próprio ou da administração, por até 8 anos. Os candidatos deverão dar especial atenção aos documentos necessários à comprovação dos requisitos específicos e dos critérios de qualificação, visando à comprovação das exigências e à pontuação a serem confirmadas na validação documental, durante a avaliação curricular.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895