Faculdade Moinhos de Vento assina contrato para ações de integração com prefeituras

Faculdade Moinhos de Vento assina contrato para ações de integração com prefeituras

Secretarias de Saúde de Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre e Viamão terão o apoio da instituição de saúde

Correio do Povo

O CEO do Moinhos, Mohamed Parrini (C), assinou o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) com representantes das secretarias de saúde das prefeituras de Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre e Viamão

publicidade

A Faculdade Moinhos de Vento firmou contrato nesta terça-feira, no auditório do Hospital Moinhos de Vento (HMV), com os municípios da 10ª Região de Saúde do Rio Grande do Sul – que abrange Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre e Viamão. O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), instituído por meio de portaria do Ministério da Saúde de 2007, o COAPES prevê o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Na prática, o COAPES facilita os processos de negociação e tomada de decisão que envolvam ações de integração ensino-serviço-comunidade.

“Essa parceria é mais um passo na caminhada da nossa área de ensino. O Hospital Moinhos de Vento (HMV) investe cerca de R$ 80 milhões dos seus impostos através da nossa filantropia em projetos de muito impacto na saúde pública. A nossa caminhada na área de educação tem um propósito semelhante. De um lado, de nos conectar com o que há de mais moderno e do outro nos conectar com a comunidade. Apesar de todo o trabalho que fazemos com a nossa filantropia, entendemos que temos o dever de fazer mais com o processo de transformação com as nossas comunidades”, ressaltou o presidente da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Eduardo Bier, durante o evento.

O CEO do Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, destacou que a saúde não existe sem a educação e que a qualidade e a excelência da saúde estão diretamente relacionadas à qualidade e a excelência da educação. Por isso, segundo ele, em 2018 foi criada a faculdade. Em 2021, o grupo investiu cerca de R$ 15 milhões em uma nova sede e, neste ano, completa 20 anos de residência médica. Também ressaltou que a graduação em enfermagem recebeu a nota máxima do MEC e, ainda, a permissão para fazer cursos de ensino a distância.

“Essas são conquistas que nos dão a certeza que estamos prontos para termos em nossa faculdade um curso de medicina, para seguirmos contribuindo com o nosso propósito de cuidar das pessoas”, afirmou. “O desenvolvimento do SUS é um dos nossos focos. Com o qual, contribuímos com o Proadi-SUS. Neste momento, temos 37 projetos em andamento, que estão mudando para melhor a saúde do Estado e do Brasil. A partir de agora, reforçamos este trabalho com a parceria com os municípios e com o setor público de saúde. Com esse olhar, buscando sempre o novo, com foco na educação e sempre ao lado da comunidade, fortalecemos nosso objetivo de redefinir a saúde no Brasil”, ressaltou Parrini.

A enfermeira e Superintendente Assistencial e de Educação do Hospital Moinhos de Vento, Vania Rohsig, relembrou a história da área educacional do HMV, com a inauguração do Instituto de Educação e Pesquisa em 2003, passando pelo primeiro programa de residência, a abertura da faculdade em 2018, a formatura da primeira turma de enfermagem, que ocorre em agosto, e ressaltou a importância da assinatura do COAPES.

“Hoje, ao assinarmos os termos de corporação, reinternamos a nossa firme intenção de cada vez mais nos aproximarmos através da educação, da pesquisa e dos projetos do Proadi-SUS das comunidades que compõem as comunidades da 10ª região de Saúde do Estado. Estamos fazendo história ao formar profissionais de excelência aptos a fazer a diferença em suas comunidades com uma assistência qualificada e um atendimento humanizado. Com isso, estamos contribuindo efetivamente com a missão do Hospital Moinhos de Vento, que é cuidar das pessoas”, disse Vania.

O vice-governador Gabriel Souza esteve presente no evento representando o governador Eduardo Leite, que estava em compromissos em Brasília. Além de integrantes direção do hospital e do corpo docente da faculdade, estiveram presentes no evento de assinatura o secretário municipal da saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, representando o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; a secretária adjunta da Saúde do Estado, Ana Costa; o vice-presidente do Cosems RS, Cacildo Goulart Delabary; o prefeito de Glorinha, Paulo José Silveira Correia; assessor jurídico da Secretaria de Saúde prefeitura de Alvorada, Sandro Sandin; a secretária da Saúde de Cachoeirinha, Bianca Breier; o secretário da Saúde de Gravataí, Régis Fonseca Alves; e o diretor-geral da secretaria de Saúde de Viamão, Evandro Bortoletti.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895