Falha em aplicativo impede início de entrevistas para pesquisa de mobilidade em Porto Alegre

Falha em aplicativo impede início de entrevistas para pesquisa de mobilidade em Porto Alegre

Pesquisadores devem iniciar conversas com moradores nesta quarta

Felipe Faleiro

Pesquisadores estiveram no bairro Floresta nesta terça entregando panfletos aos moradores

publicidade

Por uma falha temporária no aplicativo de registro de respostas, devem iniciar amanhã, um dia após o previsto, as entrevistas da Pesquisa de Origem e Destino e Domiciliar (Edom) em Porto Alegre. Com isso, os pesquisadores da empresa Certare Engenharia e Consultoria, contratada para a função, estiveram hoje no bairro Floresta, na zona Norte, conversando com moradores e entregando panfletos com orientações a respeito do formulário.

A pesquisa em questão é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), e há grande preocupação com a possibilidade de rejeição dos moradores, segundo a contratada. “No nosso projeto-piloto, vimos que algumas pessoas não queriam responder. Identificamos alguns problemas e reforçamos a importância das respostas. Fizemos também a identificação correta dos entrevistadores, com colete, crachá e QR Code, para identificar a veracidade da pesquisa”, afirmou o supervisor da Certare, Thiago Soares.

“Nossa pesquisa-piloto foi feita para entender um pouco mais a dinâmica, e é claro que precisam acontecer alguns ajustes, e sempre vamos nos reunir com os pesquisadores para compreender o que pode ser melhorado. Vamos até dezembro, e caso não consigamos fazer nas 10 mil residências, retornaremos em março”, afirmou o titular da SMMU, Adão de Castro Júnior. Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a EPTC pelo número 118. 

Por meio da Edom, a Prefeitura quer entender como as pessoas se deslocam dentro de Porto Alegre, quais modais de transporte utilizam e até como fazem eventuais pagamentos, entre outras informações. Os objetivos, de acordo com a SMMU, são subsidiar possíveis novos planejamentos de trânsito e investimentos, além de atualizar a situação do trânsito de maneira geral, já que a Edom mais recente foi realizada há 20 anos na Capital.

A Edom inicia no Floresta e São Geraldo, e depois se estende aos bairros São João, Navegantes, Passo D’Areia, Auxiliadora e demais pontos da Zona Norte. Os próximos destinos ainda serão definidos. Além da visita a 10 mil residências, sorteadas conforme a região, e sempre de terça-feira a sábado, das 8h às 19h, a pesquisa também será feita nas entradas da cidade e pontos-chave de trânsito de Porto Alegre. Também é possível agendar a entrevista pelo telefone (11) 3097-8112, do consórcio.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895