Farmácia de medicamentos especiais começa a operar em novo endereço em Porto Alegre

Farmácia de medicamentos especiais começa a operar em novo endereço em Porto Alegre

Primeiro dia de funcionamento na avenida Azenha gerou filas na procura pelo serviço

Giullia Piaia

publicidade

Poucos foram os desavisados que foram até a avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre buscando os serviços da Farmácia de Medicamentos Especiais, nesta segunda-feira. A maioria dos pacientes estava bem informado e houve fila em frente ao novo endereço de atendimento, inaugurado nesta segunda-feira na avenida Azenha, 295, e passa a se chamar Centro Logístico de Medicamentos Especiais.

O serviço foi transferido para o novo local em virtude da troca da gestão, que passou da Secretaria de Saúde do Estado para a Secretaria de Saúde de Porto Alegre, e veio com diversas melhorias de atendimento. Os cinco guichês passaram a ser 18 (15 no térreo e 3 no segundo andar), o que deve tornar o processo mais rápido para quem vai buscar seus remédios. Mesmo que a grande fila em frente ao estabelecimento deixe dúvidas, o diretor de Atenção Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde, Francisco Isaías, garante que a situação deve se normalizar nos próximos dias. “Na quarta, quinta e sexta-feira da última semana, a estrutura antiga atendeu parcialmente. Hoje abrimos aqui e veio todo mundo, os que não foram atendimentos na semana passada e também os que já estava previsto o atendimento aqui.”

De acordo com estimativa do diretor, até o meio dia, haviam sido atendidas cerca de 500 pessoas. “Creio que chegaremos hoje a 800 atendimentos. A normalidade na farmácia antiga era 500 pessoas por dia. Com a nova estrutura e equipe, temos a capacidade de atender 100 pessoas por hora. Vamos ter mais conforto e mais tranquilidade para todos”, pontua Isaías. O novo espaço também conta com maior espaço de espera, com 60 lugares disponíveis, além de uma maior área de estoque, o que permitirá que os abastecimentos possam ocorrer de forma mais espaçada.

A mudança foi aprovada pelos usuários, apesar da longa fila ao sol. “O atendimento foi maravilhoso. Essa estrutura dá de dez a zero na antiga”, elogiou Rubia Paiva, ao sair do local. O serviço de qualificação de distribuição dos medicamentos ainda passará por duas fases. “Na primeira, estaremos aqui no novo centro. Na segunda fase, será a distribuição será distritalizada, através de estruturas regionais na cidade. E na terceira fase, será feita a entrega do medicamento em domicílio”, explica Isaías. A previsão para a implantação de todas as etapas é 2024.

Não há mudança em relação ao serviço online do Farmácia Digital, que seguirá no site farmaciadigital.rs.gov.br. No portal, a pessoa pode consultar quais são os medicamentos disponibilizados pelo SUS que são de responsabilidade do Estado. Alguns podem ser solicitados de forma digital, sem necessidade de que o usuário se desloque até a Farmácia de Medicamentos Especiais, seja em Porto Alegre ou em outro município.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895