Farroupilha é oficializada Capital Nacional do Moscatel

Farroupilha é oficializada Capital Nacional do Moscatel

A Lei 13.795 foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira

Celso Sgorla

O município produz cerca de 10 milhões de quilos de uvas moscatéis

publicidade

A cidade de Farroupilha foi oficializada com o título de Capital Nacional do Moscatel. A Lei 13.795, de 3 de janeiro de 2019, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira. O município obteve da Embrapa a indicação geográfica de procedência (IP) para os vinhos finos moscatéis.

A principal variedade utilizada para a produção é a tradicional Moscato Branco, mas outras variedades também podem ser utilizadas na produção, incluindo Malvasia de Cândia (aromática), Moscato Giallo, Moscatel de Alexandria, Malvasia Bianca, Moscato Rosado e Moscato de Hamburgo. Os vinhos e espumantes moscatéis com o selo da indicação de procedência de Farroupilha já somam mais de 1 milhão de garrafas. A cidade realiza entre os meses de agosto de setembro o Festival do Moscatel, no Centro de Eventos Mário Bianchi.

O secretário municipal de Turismo e Cultura, Francis Casali, afirma que a concessão do título, além de contribuir para a promoção dessa importante atividade econômica exercida no município, representa, para os agricultores o reconhecimento oficial da qualidade de seu trabalho e de seu empenho e os incentiva a seguir na produção dessa variedade de uva. Segundo Casali, espera-se obter mais recursos federais para fomentar e desenvolver ainda mais o turismo no município.

Na justificativa do projeto de lei, protocolado em 2013, o autor, deputado federal Henrique Fontana, destaca que "Farroupilha é o terceiro maior produtor vitivinícola do país e o maior produtor nacional de uvas moscatéis, utilizadas para elaboração de vinhos tranquilos e de espumantes finos". O presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), João Carlos Taffarel, informa que hoje o município produz cerca de 10 milhões de quilos de uvas moscatéis, que representa 40% da produção desta variedade no Estado.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895