Farroupilha vacina contra febre amarela neste sábado

Farroupilha vacina contra febre amarela neste sábado

Caxias aplica doses contra a Covid-19 também neste final de semana

Celso Sgorla

A vacina da febre amarela deve ter 30 dias de intervalo com as vacinas trivirais

publicidade

O município de Farroupilha realiza, neste sábado, uma força-tarefa de imunização contra a febre amarela nas comunidades do interior de Farroupilha, das 8h às 17h. A ação foi organizada após a confirmação de um novo caso de animal infectado com a doença na Linha 30. Adultos que já receberam a vacina, que é dose única, não precisam fazê-la novamente. Crianças a partir de nove meses devem receber a primeira dose, e aos quatro anos, a segunda dose. Já os idosos precisam apresentar atestado médico para receber a imunização.

A vacina da febre amarela deve ter 30 dias de intervalo com as vacinas trivirais (sarampo, caxumba e rubéola). Cabe reforçar que os bugios não são animais transmissores da doença. Caso sejam encontrados animais mortos, deve-se comunicar imediatamente a Vigilância Epidemiológica, através do telefone (54) 3261-1094. O roteiro completo de imunização nas comunidades pode ser conferido no site da prefeitura.

Também neste sábado, 47 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo as quatro Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs), de Caxias do Sul estarão abertas para vacinar pessoas de 18 anos ou mais com comorbidades contra a Covid-19. O atendimento será das 8h30min às 14h, para aplicação da primeira dose. A UBS São Vicente não aplica vacinas.

Serão vacinadas pessoas com comorbidades e também pessoas com deficiência permanente grave nas seguintes condições: limitação motora que cause dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas e também cegueira ou grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com óculos. Todos devem apresentar documento oficial com foto, CPF e Cartão SUS (se tiver). Pessoas com comorbidades deverão apresentar, obrigatoriamente, atestado médico ou receita emitida há menos de um ano. Em alguns casos será necessário apresentar também autorização médica.

Pessoas de 60 anos completos ou mais que ainda não fizeram a primeira dose também podem comparecer no sábado. A vacina segue sendo ofertada a esse público em qualquer lugar que esteja vacinando com a primeira dose, exceção dos locais em que a vacina é feita mediante agendamento para públicos específicos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895