Federasul e Correio do Povo destacam importância do jornalismo no fortalecimento da democracia

Federasul e Correio do Povo destacam importância do jornalismo no fortalecimento da democracia

Diretor de Redação do Correio do Povo, Telmo Flor, foi um dos palestrantes do último "Tá na Mesa" de 2022

Felipe Faleiro

publicidade

Ocorreu nesta quarta-feira, na sede da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), o último Tá na Mesa de 2022, reunindo jornalistas e dirigentes de empresas de comunicação que destacaram o papel da imprensa para o fortalecimento da democracia. Entre os sete painelistas estavam o presidente da Record TV RS, Gustavo Paulus, e o diretor de Redação do Correio do Povo, Telmo Flor. No início do evento, uma salva de palmas em homenagem ao jornalista Voltaire Porto, da Rádio Guaíba, que morreu na última terça-feira.

Outras homenagens, como a alusiva aos 60 anos da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), também foram feitas. O presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, lamentou o falecimento de Voltaire e disse que a imprensa é fundamental para a transformação contínua da sociedade. “A imprensa é o ‘watchdog’ da democracia, ou ainda, a guardiã dos valores democráticos. Quando vamos mais longe, vemos que o surgimento dela é uma necessidade dos setores produtivos. Vocês, jornalistas, são um elo essencial para nós, bem como para o desenvolvimento da sociedade moderna”, comentou Cardoso.

Gustavo Paulus abordou a responsabilidade dos veículos de comunicação com o cumprimento das regras democráticas. “Sempre damos o direito ao contraditório, tomando muito cuidado na busca de fontes que são cheias de credibilidade. Da mesma forma, há uma relevância dos veículos, mas também do empresário, da população, do telespectador, da população que participa destas plataformas”, comentou ele.

Telmo Flor abordou os aspectos da responsabilidade e da responsabilização no jornalismo. “Temos responsabilidades não somente no cumprimento da lei, mas também com nossos leitores, espectadores, ouvintes, usuários da Internet, anunciantes, com a sociedade em geral e com nosso próprio destino. Nosso trabalho nos traz responsabilidade para com o futuro, solidez, e, em última análise, a independência das empresas de comunicação”, afirmou ele, relembrando também o compromisso do Correio do Povo em cumprir a todo momento os princípios e compromissos estabelecidos em seu primeiro editorial, em 1895.

Durante o Tá na Mesa, Telmo Flor entregou uma placa homenageando a Federasul pelos 95 anos da entidade. “Nós do Correio do Povo temos muito orgulho de ter acompanhado esta história, em cada momento, desde o seu início. Temos exemplos em nossas páginas de temas da Federasul e das entidades que a compõem”, destacou. Também na ocasião, a Record TV recebeu placa da Federasul celebrando a parceria em 2022 e desejando renovação dos vínculos para 2023. “Agradeço pela honra de presidir esta casa com apoio integral de todos vocês. Aos empresários gaúchos, para quem dedicamos os nosso esforços, meu muito obrigado. E aos jornalistas e formadores de opinião, vocês foram parceiros leais, sempre, na busca por mais desenvolvimento”, disse o presidente da Federasul.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895