Feira de Ciências de São Borja passa a receber inscrições de estudantes das redes públicas

Feira de Ciências de São Borja passa a receber inscrições de estudantes das redes públicas

Evento está previsto para acontecer em 26 de outubro

Fred Marcovici

publicidade

A Secretaria de Educação (SMEd) de São Borja está trabalhando a conscientização coletiva e ainda medidas de prevenção ao Aedes aegypti, como tema central da Feira de Ciências do município (FMC). A iniciativa visa à mobilização geral em torno da questão que aflige a cidade, assim como a implementação de ações criativas de todas as 19 escolas municipais de ensino fundamental, ligadas à secretaria, ao mesmo tempo chamando ao debate as demais escolas, além da comunidade. O Serviço de Vigilância em Saúde, ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como órgão técnico no setor, também é parceiro.

O secretário de Educação, João Carlos Reolon, destaca que “o tema da feira, este ano, é mais do que oportuno, num momento em que estamos superando a grave crise sanitária da pandemia da Covid-19". Ele observa que tudo está sendo um grande aprendizado e, ao mesmo tempo, tem-se no Rio Grande do Sul e no Brasil o agravamento da incidência do Aedes e que a maior proliferação do mosquito deve ser fator de mobilização e de conscientização geral, pois o mosquito é responsável pela transmissão de doenças graves como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Agora, no mês de setembro, serão definidos e inscritos os trabalhos que disputarão na FMC. A realização está prevista para 26 de outubro, com participação de representantes das escolas municipais e estaduais, tendo como local o Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas.

O prefeito, Eduardo Bonotto, explica que o objetivo é realizar um evento que promova a exposição de atividades experimentais em São Borja. “A finalidade estratégica é incentivar alunos e professores a planejar e executar experiências que possibilitem construir conhecimentos de forma criativa e contextualizada com tema central da feira e em sala de aula”. Além disso, Bonotto ressalta que paralelamente, as 19 escolas municipais de Ensino Fundamental também participam de concurso de desenhos para a escolha da identidade visual da Feira.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895