Feira do Peixe inicia nesta segunda-feira em Viamão

Feira do Peixe inicia nesta segunda-feira em Viamão

Evento ocorrerá em dois locais para evitar aglomerações

Fernanda Bassôa

No ano passado, foram comercializados em torno de sete toneladas de peixe

publicidade

A 25ª edição da Feira do Peixe, que inicia nesta segunda-feira, em Viamão, será realizada com uma série de destaques e novidades para a comunidade local. A primeira delas é que, pela primeira vez, serão cinco dias de feira que acontecerão em dois locais de forma simultânea. De acordo com a Prefeitura de Viamão, a iniciativa se deve à restrição de filas, tumultos e aglomerações afim de evitar a disseminação do novo coronavírus. Desta forma, também amplia-se o tempo de venda para que os pescadores locais tenham um faturamento considerável em tempos de crise financeira provocada pela pandemia.

A segunda novidade é a descentralização da feira. Neste ano além da venda na Praça Cônego Bernardo Machado, em frente à Igreja Matriz, na área central da cidade, a feira também será promovida no estacionamento da Igreja Santa Isabel. Além disso, os dois pontos da feira contarão com serviços de tele-entrega, atendendo àquelas pessoas que preferem não sair de casa. Os espaços serão destinados a pescadores artesanais (famílias que vivem da pesca) das localidades da Varzinha e Itapuã.

O diretor geral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Henrique Noronha, explica que, com a pandemia, foi preciso reduzir o número de bancas para garantir a comercialização do peixe de forma segura e organizada. “Tivemos que reduzir nossa infraestrutura e priorizar os pescadores, que se organizam o ano todo para este momento, pois veem na Feira do Peixe a principal economia do ano.” No ano passado, em três dias de feira, foram comercializados em torno de sete toneladas de peixe, metade dos outros anos sem pandemia. “Neste ano, a expectativa é de que sejam comercializadas dez toneladas de peixe”, encerra Noronha.

Na segunda-feira, o atendimento ao público será das 12 às 20 horas, de terça a quinta-feira, das 9h às 20h, e na sexta-feira Santa, o horário é das 9h às 12h. O serviço de telentrega acontece através dos telefones (51) 98528-4802 (para moradores do Centro) e (51) 98537-6881, (51) 98537-6234, (51) 98530-7637 para as famílias que residem na Santa Izabel.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895