Feira Ecológica é inaugurada junto ao Centro Administrativo Municipal em Porto Alegre

Feira Ecológica é inaugurada junto ao Centro Administrativo Municipal em Porto Alegre

Espaço de comercialização de orgânicos funciona todas as quintas, das 8h às 11h

Felipe Faleiro

Frutas, hortaliças, ovos, café, entre outros itens orgânicos, são comercializados no espaço

publicidade

Quem trabalha ou passa pelo Centro Histórico de Porto Alegre tem agora uma nova opção de aquisição de produtos saudáveis às quintas-feiras, das 8h às 11h, com a abertura da Feira Ecológica em frente ao Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela, sede da Prefeitura. O espaço com dez produtores da Capital e região metropolitana, inaugurado nesta quinta-feira com a presença de autoridades, é organizado pela Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV) e da Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama), responsável pela certificação orgânica dos produtos.

“As feiras agroecológicas são o último elo da cadeia produtiva da produção dos produtos orgânicos. É a venda direta do produtor para o consumidor de itens saudáveis, e mais uma alternativa de consumo para os moradores e trabalhadores da região”, comentou o titular da SMGOV, Cássio Trogildo. “Estamos iniciando esta feira orgânica para demonstrar a importância que a Prefeitura dá a este tema. Pensávamos nesta iniciativa há tempo, conversamos, e tenho certeza que é para ficar”, afirmou o prefeito Sebastião Melo.

Além dos orgânicos como hortaliças, cogumelos, bebidas, ovos, frutas, legumes, café e alimentos em geral, há também itens de artesanato. O presidente da Rama, Eduardo Gigante, salientou que a parceria é importante, pois traz oportunidades para que mais pessoas conheçam o trabalho dos produtores. “Há uma diversidade bem interessante e será um ponto a mais para a população ter acesso ao alimento orgânico. Para os moradores, é sempre bom ter uma feira perto de casa, e, quem sabe esta seja a primeira parceria de muitas entre a Prefeitura e nossa entidade”, comentou ele.

O chefe do escritório da Emater/RS-Ascar na Capital, Luís Paulo Vieira Ramos, salientou que a produção orgânica na cidade “vem numa crescente”. “A acompanhamos desde o início, e hoje, a agricultura saudável é a solução para a sustentabilidade mundial. Precisamos, ao mesmo tempo, avançar ainda mais nisto e desenvolver mais tecnologias”, disse. Sônia Barreto, assistente administrativa da Prefeitura, estava com uma sacola repleta de hortaliças adquiridas no local. “Espero que a feira seja bem-sucedida e tenho certeza de que sempre vai haver itens frescos. Perto de casa às vezes não temos muitas opções”, afirmou ela.

Um dos expositores, o proprietário da Trasorelle Pizzas Orgânicas junto com a esposa, Cibele Moreira, Jeferson Duval, contou que o negócio existe há cinco anos no bairro Belém Novo, zona Sul da Capital, e é a primeira do Brasil certificada como orgânica. “Estamos muito felizes com nossos resultados até o momento e fazendo muitos clientes. Temos uma aceitação muito boa, e esperamos atrair novos clientes a partir de agora”, disse Duval.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895