Cidades

Feira Ecológica do Bom Fim celebra 34 anos com grande festa aberta ao público

Evento de aniversário terá shows com Frank Jorge, Renato Müller e InDUO

O evento gratuito será no dia 16 de agosto, sábado, das 9h às 12h30min, na Av. José Bonifácio, junto ao Parque da Redenção
O evento gratuito será no dia 16 de agosto, sábado, das 9h às 12h30min, na Av. José Bonifácio, junto ao Parque da Redenção Foto : Divulgação / Anahi Fros

A Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) vai celebrar 34 anos de existência com uma grande festa aberta ao público e gratuita no dia 16 de agosto, sábado, das 9h às 12h30min, na Avenida José Bonifácio, junto ao Parque da Redenção, em Porto Alegre, tendo como tema “Semeando as relações”.

Caso chova, o evento será transferido para o dia 23 de agosto.

Para a realização do evento no maior espaço a céu aberto para comercialização direta de produtor para consumidor da América Latina, foi criada uma força-tarefa entre os feirantes, que organizaram diversas atrações para presentear os frequentadores e apoiadores do espaço.

Brindes e shows musicais estão entre as atrações

Estão confirmados shows com o músico Frank Jorge, um dos ícones do rock gaúcho, fazendo um apanhado de sua trajetória, Renato Müller, educador no projeto Fábrica de Gaiteiros, com seu repertório autoral de gaita ponto, e InDUO, formado por Luizinho Santos (sax) & Bethy Krieger (piano), combinando música instrumental e MPB com a linguagem jazzística.

A nutricionista e bióloga Maria Rita Macedo Cuervo, professora de Nutrição e Gastronomia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), será a madrinha da festa.

Também serão inauguradas as novas saias das bancas, todas padronizadas, e distribuídas bolsas de algodão da FEBF.

Desde maio de 2019, juntamente com a Feira de Agricultores Ecologistas (FAE), a FEBF não distribui sacolas plásticas. A iniciativa já evitou que mais de 10 milhões de embalagens fossem distribuídas.

Atividades para as crianças

O evento contará ainda com o Cortejo das Infâncias, caminhada com filhos de agricultores e clientes do espaço, abrindo caminho para a cerimônia principal, que antecede o “parabéns a você” com bolo. Ananda Nocchi, educadora ambiental, bióloga e mestre em Educação, do projeto Despertar Vivências Ecológicas, será responsável pelo “Espaço Infâncias e Natureza”, que terá os nichos Cozinha da Terra, Fábrica de Solos, Espaço Bebês e Arte e Natureza.

A localização vai possibilitar que mães e pais fiquem de olho nas crianças enquanto curtem os shows e atrações programadas. A gurizada ainda poderá fazer pintura facial com a professora, artista e brincante Laís Faveri, e bolhas de sabão gigantes, com a arte educadora Thainê Monteiro, que ainda vai caminhar pela feira com pernas de pau.

Veja Também

Bancas convidadas discutirão benefícios da agroecologia

A celebração abrirá espaço para bancas convidadas. O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Restinga apresentará seus cursos e ações na área da agroecologia.

A Amurt-Amurtel mostrará detalhes do Projeto (a)braço, que ocorre em parceria com a FEBF desde maio de 2021. Até a primeira quinzena de julho deste ano, a iniciativa já coletou entre os feirantes todo final de feira e doou 32,5 toneladas de produtos orgânicos para pessoas em vulnerabilidade social.

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Cecane UFRGS) apresentará “O Caminho do Alimento”, por meio de um sítio agroecológico feito em patchwork.

A Liga da Alimentação PUCRS e a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável - Núcleo RS -, com o apoio da Escola Criança Vida, serão responsáveis pela atividade “Você come ou se alimenta?”.

Relevantes coletivos de defesa ambiental de Porto Alegre e Região Metropolitana também irão integrar o evento: Preserva Redenção, Ser Ação, Coletivo Mato do Júlio, SOS Floresta da Lomba, SOS Floresta do Sabará e SOS Mata da Restinga.

A festa integra as ações do projeto “Fortalecimento Institucional da Feira Ecológica do Bom Fim”, aprovado na chamada pública Teia da Sociobiodiversidade do Fundo Casa Socioambiental, viabilizado com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental Caixa.

Festa dos 34 anos Feira Ecológica do Bom Fim

16 de agosto de 2025, sábado

· 9h – Abertura com boas vindas e anúncio das atrações

· 9h30min – Show com INDUO - Luizinho Santos & Bethy Krieger

· 10h – Cortejo das Infâncias, cerimonial principal + Parabéns a você com distribuição de bolo

· 10h50min – Show com Renato Müller

· 11h45min – Show com Frank Jorge Acústico

Local: Av. José Bonifácio, entre as ruas Vieira de Castro e Santa Terezinha – Porto Alegre - RS

Tema da festa: Semeando as relações

Bancas convidadas:

· Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Restinga – Cursos e ações na área da agroecologia

· Amurt-Amurtel – Projeto (a)braço

· Nutrição PUC e Liga da Alimentação

· Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane UFRGS) – “O Caminho do Alimento” (sítio agroecológico feito em patchwork)

· Liga da Alimentação PUCRS e Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável - Núcleo RS – “Você come ou se alimenta?”

· Coletivos de defesa ambiental de Porto Alegre e Região Metropolitana: Preserva Redenção, Ser Ação, Coletivo Mato do Júlio, SOS Floresta da Lomba, SOS Floresta do Sabará e SOS Mata da Restinga

· Centro Agrícola Demonstrativo (CAD-Smgov)

Espaço Infâncias e Natureza:

· Despertar Vivências Ecológicas, com Ananda Nocchi - Experiências de aprendizado, diversão e respeito pela natureza com as atividades Cozinha de terra, Fábrica de solos, Espaço bebês e Arte e natureza

· Pintura de rosto com Laís Faveri

· Bolhas de sabão e pernas de pau com Thainê Monteiro

A maior feira ecológica do Rio Grande do Sul

Seguindo o pioneirismo do movimento ambiental no Brasil, a Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) surgiu em Porto Alegre (RS) em agosto de 1991, marcando a segunda iniciativa do gênero no país com foco na venda de produtos orgânicos diretamente do produtor ao consumidor.

Dois anos após a instalação da Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), idealizada pela Cooperativa Ecológica Coolmeia, a crescente demanda de novos agricultores e agroindústrias em busca de um espaço para comercializar alimentos sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos, bem como o aumento do número de consumidores conscientes, também resultou na criação da chamada segunda quadra, espaço independente e viabilizado através de tratativas com o Executivo municipal. Juntas, as duas quadras são o maior espaço de comercialização de orgânicos da América Latina.

O trecho, localizado na Avenida José Bonifácio, entre as ruas Vieira de Castro e Santa Teresinha, germinou em número de expositores e diversidade, contando atualmente com mais de 50 famílias oriundas de Porto Alegre, região Metropolitana, Serra gaúcha, Litoral norte, entre outras localidades do RS.

Elas ocupam 96 boxes/bancas, levando diretamente para os consumidores o resultado de sua produção todos os sábados, inclusive feriados, das 7h às 13h. São aproximadamente 300 pessoas atuando na venda direta.

Em junho de 2019, as feiras ecológicas da Redenção – FEBF e FAE – foram reconhecidas pela Lei Estadual nº 15.296 como de relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul.