Festa de debutantes celebra a vida

Festa de debutantes celebra a vida

Projeto transforma os sonhos de jovens que enfrentaram ou estão enfrentando tratamentos para o câncer infantojuvenil em uma realidade mágica

Paula Maia

As debutantes dançaram a tão aguardada valsa com os cadetes do Colégio Militar

publicidade

O Instituto do Câncer Infantil promoveu, neste domingo, a emocionante festa 15 Anos Dourados pela sétima vez. Esse projeto, idealizado pelo fotógrafo Dionathan Santos, transforma os sonhos de jovens que enfrentaram ou estão enfrentando tratamentos para o câncer infantojuvenil em uma realidade mágica. Neste ano, as jovens debutantes vestiram deslumbrantes vestidos brancos e celebraram o evento na Sociedade Germânia em Porto Alegre.

A celebração dos 15 Anos Dourados vai além dos vestidos deslumbrantes, maquiagem impecável, DJ e a valsa, ela cria um espaço repleto de memórias inesquecíveis compartilhadas entre as debutantes e suas famílias. Este ano as jovens ganharam uma viagem de três dias para Gramado e tiveram a oportunidade de fazer um ensaio especial.

As seis debutantes: Thaliana Isadora, de Palmares do Sul, Laís Tainá, de Palmares do Sul, Érika Rakowisky, de Estrela, Ketelin Furquim, de Manoel Viana, Nathali Vaz, de Porto Alegre, Cauane Antunes, de Canoas, dançaram a tão aguardada valsa com os cavalheiros de honra, cadetes do Colégio Militar.

Dionathan Santos afirma que esse projeto se tornou o seu projeto de vida. Ele espera que o projeto continue crescendo e sirva como referência, incentivando as pessoas a praticarem “a verdadeira gratidão, não apenas doando dinheiro, mas também seu tempo para causas nobres”. Ele deseja que mais pessoas se envolvam de forma ativa, fazendo a diferença na vida dos outros. Ele também destacou que mais de 100 pessoas trabalham na organização desse evento, com cerca de 30 empresas envolvidas, muitas vezes concorrentes trabalhando juntas para tornar a celebração ainda mais especial.

Dionathan Santos afirma que esse projeto se tornou o seu projeto de vida |Foto: Mauro Schaefer

“Quero que o projeto sirva de referência, que isso sirva para tocar as pessoas no sentido da gratidão verdadeira. Gratidão, pelo menos a minha, é devolver para o mundo aquilo que tu recebe de bom. Então, eu tenho saúde, eu tenho trabalho, enfim, tenho todas as minhas bênçãos que eu sei que eu tenho, e isso eu quero devolver para o mundo”, declarou.

A gerente institucional do Instituto do Câncer Infantil, Valéria Foletto, que está há 28 anos no Instituto, ressaltou que os 15 Anos Dourados coincide com o início do Setembro Dourado, mês de conscientização do Câncer Infantil Juvenil. Valéria expressou sua gratidão pela parceria com o fotógrafo, “que torna possível a festa maravilhosa e traz alegria às meninas douradas”.

“É uma magia muito grande e é uma coragem. É como a gente traz o Instituto. O nosso leão da coragem de vencer a doença. E para elas, eu acredito que é uma coragem de estar vencendo, de estar superando tudo isso que elas tiveram pela vida e hoje está celebrando. É uma celebração de tudo o que elas passaram", destacou Valéria. 

A colorada Laís Tainá passou por um tratamento de três anos e compartilhou que não sabia definir seu sentimento que era uma mistura de ansiedade com medo. “A gente quer que tudo saia conforme o combinado, então a gente tá muito ansioso, mas também com medo de acabar muito rápido”, explicou. Ela afirmou que a estadia em Gramado foi um grande destaque de todo o planejamento. “A gente ganhou vários presentes, conheceu vários patrocinadores, foi incrível ter participado disso. A gente conseguiu se aproximar muito entre nós debutantes e com o Dionathan.”

A mãe da Thaliana Isadora, que está na reta final do tratamento para Leucemia, estava com a emoção à flor da pele e declarou que toda essa preparação fez com que a sua filha ficasse mais alegre. “É incrível. É um sonho realizado tanto pra ela quanto pra nós. Eu já tentei achar mil palavras para tentar descrever o que a gente sente com tudo isso que a gente tá vivendo e não tem.”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895