Festa do Colono e do Motorista acontece dia 24 de julho em São Lourenço do Sul
Coroação das novas soberanas é uma das atrações mais aguardadas do evento
publicidade
A Festa do Colono e do Motorista da Coxilha do Barão, em São Lourenço do Sul, será realizada no dia 24 de julho. A programação, que se inicia às 10h, contará com culto festivo, almoço (sopa de galinha, mocotó e churrasco), café colonial à tarde, baile e a coroação das soberanas. Entre as atrações musicais estão a Banda Sul Brass, Banda G10 e Indústria do Som. Além disso, o evento contará com mais de 20 expositores do comércio, da indústria e da agricultura.
A abertura do envelope contendo o nome das novas soberanas é uma das atividades mais aguardadas do evento. Vão ser escolhidas duas cortes, quando serão coroadas uma rainha e duas princesas para cada categoria (Colono e Motorista). Neste ano, não haverá coroação de Miss Simpatia. O traje das rainhas é composto por um manto em que estão bordados, na parte de dentro, o nome de todas as eleitas das edições anteriores. O evento acontece anualmente desde 1958. Apenas em 2020 e 2021 não houve a realização da festividade devido à pandemia.
Parte da atual corte visitou o Correio do Povo para divulgação do evento. Estiveram presentes a rainha do Colono, Tácia Katiane Hall, a princesa do Colono, Andressa Schwanz, e a rainha do Motorista, Jandriele Rutz Hartwig. O restante da corte é composta pela Miss Simpatia, Gabriela Schmalfuss Martins, a outra princesa do Colono, Carla Petri Garcia, e as princesas do Motorista, Laura Petry Garcia e Alicy Decavatá.
A festa, realizada pela Comunidade Evangélica Picada Moinho, é alusiva ao Dia do Colono e Motorista, celebrado no dia 25 de julho, e o ingresso tem o valor de R$ 10,00. Almoço e café colonial têm valor à parte. O baile, após a coroação das novas soberanas, também tem valor diferenciado. Mais informações estão disponíveis pelo Facebook na página da corte e também na página da organizadora do evento.