Festiqueijo começa dia 1º de julho com diversas atrações e vasta gastronomia

Festiqueijo começa dia 1º de julho com diversas atrações e vasta gastronomia

Área VIP e Vila das Etnias são algumas das novidades desta edição

Correio do Povo

A Senhorita Festiquijo, Kelly Cristina Guedes, e a Dama de Companhia, Brenda Pagliarini Sartori, estiveram no Correio do Povo

publicidade

Tem início no dia 1º de julho a 31ª edição da Festiqueijo, em Carlos Barbosa. A festividade acontece sempre as sextas, sábado e domingos e se estende até 31 de julho. Após dois anos sem a realização do evento presencial, devido a pandemia, a edição de 2022 trará diversas novidades. Entre elas, está a Vila das Etnias. No local, quatro casas foram montadas para homenagear os povos que colonizaram o município (alemães, italianos, suiços e poloneses). “A festa se restringia muito à parte interna da estrutura do Festiqueijo. Este ano nós sentimos a necessidade de fazer com que o Festiqueijo se expandisse também para fora desse lugar. Então, além do local onde o visitante chega para festejar e brindar conosco, foi criada uma vila, ao lado do salão onde acontece o evento, que chamamos de Vila das Etnias”, informou, Fábio Basso, secretário de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio. A Festiqueijo acontece no Salão Paroquial da Igreja Matriz, localizada na rua Prefeito José Chies, 193, no Centro do município.

No dia 26 de junho, como uma espécie de aquecimento para o evento, ocorre o Desfile Temático, quando quatro equipes homenagearão, por meio de alegorias, as etnias que formaram o município. Além disso, paralelamente ao Festiqueijo, acontece a Feira de Compras do Feito em Barbosa, com 28 expositores, onde serão comercializados os mais diversos produtos, todos feitos na região de Carlos Barbosa. E, no dia 3 de julho, acontece a 11ª Olimpíada Colonial com provas típicas que prometem muita diversão.

Outra novidade da festa é a Área VIP, onde os visitantes podem ficar mais à vontade, sentar no mezanino e assitir aos shows que fazem parte da programação. “Como é um local limitado, não temos uma lotação muito grande de pessoas no evento. Então, foi criado este espaço VIP, que é uma área diferenciada do local onde acontece o Festiqueijo”, destacou o secretário. O espaço interno do evento possui capacidade de aproximadamente 1.600 pessoas. Com o espaço VIP, esta capacidade será de cerca de 1.720. A extimativa é que, até o fim do evento, 30 mil pessoas passem pelo local. Com o Festiqueijo, a economia local e da região tem uma grande movimentação. Os hotéis estão com a capacidade lotada e os restaurantes também recebem um aumento significativo no número de clientes.

A Senhorita Festiqueijo, Kelly Cristina Guedes, e a Dama de Companhia, Brenda Pagliarini Sartori, soberanas do evento, visitaram o Correio do Povo junto com a comitiva da festa. Diferente da corte tradicional de muitos festejos, composta por rainha e duas princesas, a corte da Festiqueijo é composta apenas por duas pessoas. “A festa é típica italiana, então se remete a antigamento, que era senhorita, que era solteira, que tinham que sair sempre com a sua dama. Então, quando foi criado Festiqueijo, foi definido desta forma e permanece desde então”, explicou Kelly.

Dentro da grade de programação, haverá diversas atrações musicais e culturais com shows que acontecerão no Salão e na Vila das Etinias. A festividade terá 40 tipos de queijo, 30 tipos de vinho e 25 de espumante, além de uma variada gastronomia típica italiana, que contará com pizzas, salames, polentas, entre outras delícias. Maiores informações, programação completa dos shows e compra de ingressos, estão disponíveis no site da Festiqueijo. Os ingressos também podem ser adquiridos na bilheteria do local e em dois pontos de venda credenciados no município.

Veja Também


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895