Fila imensa se forma na sede da FGTAS no primeiro dia de entrega do Cartão Cidadão

Fila imensa se forma na sede da FGTAS no primeiro dia de entrega do Cartão Cidadão

Local, que deveria abrir às 9h, recebeu os primeiros beneficiários somente 15 minutos mais tarde

Felipe Faleiro

Fila seguia da Borges de Medeiros até a esquina com Gen. Andrade Neves, no Centro Histórico

publicidade

Uma fila imensa se formou junto a sede da Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), no Centro Histórico de Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira. O motivo foi a retirada do Cartão Cidadão por parte dos novos beneficiários. Ao todo, são 92 mil pessoas incluídas recentemente no programa de devolução de impostos do governo estadual, voltado às famílias inscritas no Cadastro Único do governo federal, que recebem o Auxílio Brasil, ou tenha dependente matriculado no Ensino Médio da rede pública estadual.

A entrega foi antecipada para hoje pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Entre aqueles que tinham o direito ao benefício, houve reclamações quanto ao horário de abertura da porta. Previsto para as 9h, o início dos atendimentos só ocorreu por volta das 9h15min, quando 15 pessoas puderam entrar por vez. De segunda a sexta, o local atende até as 14h. As primeiras pessoas disseram que chegaram ao local às 6h30min, e a fileira seguia da avenida Borges de Medeiros, onde fica a sede da FGTAS, até a esquina com a rua Gen. Andrade Neves.

Elas ainda precisaram disputar espaço na calçada da via com outras pessoas que circulavam por ali. “É a segunda vez que estou nesta fila. A primeira vez foi para mim, agora é para meu neto. Da outar vez, tinha ainda mais gente antes da abertura”, disse a desempregada Elaine Xavier, avó de Dener Felipe Xavier, 18 anos, que aguardava ao lado. Todos moram no bairro Bom Jesus, na Capital. Próximo dali, o gari Wellyngthon Ramos Vignol estava com a esposa Eduarda Oliveira Mello, e o filho pequeno, também chamado Wellyngthon. 

A jovem está esperando o segundo filho, e a família vive no Jardim Carvalho. “Chegamos aqui 7h30min. Com certeza, este benefício ajuda muito a gente. Acho que vale a pena esperar um pouco”, comentou o rapaz. Uma vez dentro do prédio, os relatos são de que o atendimento é rápido, bastando apenas exibir o documento de identificação com foto e número de CPF, além de confirmar algumas informações. A inclusão de beneficiários, de acordo com a Sefaz, ocorreu após a atualização da base de dados do CadÚnico. 

O Cartão Cidadão está relacionado com o programa Devolve ICMS, também do governo do Estado, que realiza pagamentos de R$ 100 aos beneficiários, a chamada Parcela Fixa, ou um valor conforme o número de notas fiscais com CPF emitidas ao titular do benefício. É possível utilizá-lo como um cartão de débito em estabelecimentos comerciais, como supermercados e farmácias. O depósito mais recente foi realizado em janeiro, e a próxima ocorre em abril. Os cartões entregues aos usuários desde hoje estão carregados com os pagamentos feitos no primeiro mês deste ano.

Em nota, a Sefaz e o Banrisul afirmaram que já esperavam o aumento na procura, por isso o banco dobrou a equipe na FGTAS visando atender a demanda. "Os atendimentos estão ocorrendo, a demanda está sendo suprida. E não houve atraso no início das entregas", diz a nota divulgada nesta segunda-feira.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895