Fim de semana é de vacinação contra raiva para cães e gatos em Santa Maria

Fim de semana é de vacinação contra raiva para cães e gatos em Santa Maria

Há mais de 30 anos não há registro de casos da doença na cidade

Renato Oliveira

A raiva é uma doença infecciosa e pode ser transmitida ao homem pela saliva dos animais

publicidade

O final de semana é de vacinação contra a raiva para cães e gatos em Santa Maria. Ao todo, 33 pontos de vacinação foram colocados em diversas regiões do município. A 57ª edição da Campanha de Vacinação Contra a Raiva é uma iniciativa do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os universitários atenderam das 8h às 17h neste sábado e continuam com o trabalho neste domingo, no mesmo horário. A vacina antirrábica também é aplicada em domicílio.

De acordo com o médico veterinário da Central de Controle e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Santa Maria, Alexandre Caetano, desde o ano de1987, não há registro de casos da doença em cães e gatos, justamente devido à campanha anual. “A dose da vacina é obrigatória e não pode ser dispensada. É a única forma de garantir a imunização”, destacou.

Alexandre também informou que a raiva é uma doença infecciosa e pode ser transmitida ao homem pela saliva dos animais infectados, seja por mordidas ou lambidas. Para receber a dose, cães e gatos devem ter a partir de 5 meses de idade e estar saudáveis. Cachorras e gatas que estão prenhas não podem ser vacinadas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895