Fios e cabos ainda são um desafio em Porto Alegre

Fios e cabos ainda são um desafio em Porto Alegre

Este ano foram contabilizados 1.626 furtos de cabos e fios em praças e parques, além de 22 registros de atos de vandalismo em semáforos

Paula Maia

Cerca de seis toneladas de fios e cabos em desuso já foram recolhidas pela prefeitura

publicidade

Na calada da noite desta quarta-feira um homem é flagrado furtando cabos de energia no bairro Humaitá em Porto Alegre. Pelo grupo de conversa, moradores do bairro compartilharam indignação e preocupação diante dos perigos iminentes e levantam questões sobre as estratégias para evitar esse tipo de crime.

Esse não é um caso isolado, poderia ter ocorrido em qualquer outro bairro da Capital. Este incidente é um reflexo da situação que assola a cidade como um todo. Apesar das medidas das autoridades, como operações de combate e uma nova legislação mais rígida contra receptadores de materiais furtados, os números ainda são alarmantes.

Este ano, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) contabiliza 1.626 ocorrências de furtos de cabos e fios em parques e praças da cidade, enquanto a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) relata a perda de 2.332 metros de cabos de energia em atos de vandalismo contra 22 conjuntos semafóricos.

Em 2023 a Smsurb registrou um total de 4.853 furtos e a EPTC, um total de 16 mil metros de cabos furtados ou vandalizados em 222 ocorrências.

Entre as ações realizada pela Secretaria Municipal de Segurança, até o dia 15 de abril deste ano, quatro prisões, 11 autuações e seis vistorias de ferros-velhos foram realizadas durante a Operação Ferros-Velhos. Já a operação Sinal Vermelho efetuou uma prisão.

Em 2023, 24 pessoas foram presas e quatro capturadas. Houve a interdição de 30 ferros-velhos e 56 foram autuados na Operação Ferros-Velhos.

Emaranhado de fios

Além dos furtos, Porto Alegre ainda convive com um cenário onde fios e cabos em excesso estão embaraçados pelos postes, dependurados, dividindo espaço com os pedestres.

Para tentar limpar essa paisagem, a prefeitura colocou em ação, no dia 12 de janeiro, a operação de retirada de fios e cabos em desuso pelas empesas de telecomunicações. De acordo com a Smsurb, já foram recolhidas cerca de seis toneladas.

A prefeitura publicou um edital de chamamento público para credenciamento de empresas interessadas na prestação de serviços de remoção e o correto descarte e destinação de fios de telecomunicações em desuso nos postes da rede de distribuição de energia de Porto Alegre. O credenciamento permanecerá aberto por 30 dias para o recebimento dos documentos de habilitação e qualificação dos interessados em prestar os serviços.

Operação:

Nesta quarta-feira, a Operação corta-fios, que acontece nas segundas, quartas e sextas com equipes da SMSUrb junto às empresas de telecomunicações, está nas avenidas Osvaldo Aranha e Protásio Alves.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895