Frederico Westphalen recolhe 15 toneladas de lixo eletrônico
capa

Frederico Westphalen recolhe 15 toneladas de lixo eletrônico

A campanha de coleta, que terminou no sábado, aconteceu durante dez dias

Por
Agostinho Piovesan

Foram dez dias de recolhimento de equipamentos

publicidade

Chegou a 15 toneladas a quantidade de lixo eletrônico recolhido durante dez dias em Frederico Westphalen, no Norte do Estado. Esta foi a primeira edição do ano de recolhimento de equipamentos, entre os quais, aparelhos de som, televisores, ar condicionado, aquecedores, cabos e fios, calculadoras, cafeteiras, liquidificadores, celulares e telefones, chuveiros, micro-ondas, impressoras, monitores, fax e máquinas de escrever e de lava louças.

O coordenador da Divisão de Qualidade e Licenciamento Ambiental da prefeitura, Carlos Rossatto, disse que o volume de itens recolhidos somente pôde ser atingido em razão da conscientização da população em relação à proteção do meio ambiente e o envolvimento de dezenas de entidades e instituições. “Descartar corretamente o lixo eletrônico evita a contaminação do meio ambiente (da água e solo, especialmente), pois em vários produtos são inclusive encontrados materiais pesados.” O enceramento da campanha ocorreu no sábado (30).

Rossato lembra que esta ação ocorreu em parceria entre a administração municipal, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e o Projeto Recicla Frederico, que envolve entidades e instituições. O material foi recolhido por empresa de Horizontina que será a responsável pelo descarte do material. Ainda este ano será realizada nova campanha. Em duas edições no ano passado, foram recolhidas 30 toneladas de produtos.