Frederico Westphalen recolhe 15 toneladas de lixo eletrônico

Frederico Westphalen recolhe 15 toneladas de lixo eletrônico

A campanha de coleta, que terminou no sábado, aconteceu durante dez dias

Agostinho Piovesan

Foram dez dias de recolhimento de equipamentos

publicidade

Chegou a 15 toneladas a quantidade de lixo eletrônico recolhido durante dez dias em Frederico Westphalen, no Norte do Estado. Esta foi a primeira edição do ano de recolhimento de equipamentos, entre os quais, aparelhos de som, televisores, ar condicionado, aquecedores, cabos e fios, calculadoras, cafeteiras, liquidificadores, celulares e telefones, chuveiros, micro-ondas, impressoras, monitores, fax e máquinas de escrever e de lava louças.

O coordenador da Divisão de Qualidade e Licenciamento Ambiental da prefeitura, Carlos Rossatto, disse que o volume de itens recolhidos somente pôde ser atingido em razão da conscientização da população em relação à proteção do meio ambiente e o envolvimento de dezenas de entidades e instituições. “Descartar corretamente o lixo eletrônico evita a contaminação do meio ambiente (da água e solo, especialmente), pois em vários produtos são inclusive encontrados materiais pesados.” O enceramento da campanha ocorreu no sábado (30).

Rossato lembra que esta ação ocorreu em parceria entre a administração municipal, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e o Projeto Recicla Frederico, que envolve entidades e instituições. O material foi recolhido por empresa de Horizontina que será a responsável pelo descarte do material. Ainda este ano será realizada nova campanha. Em duas edições no ano passado, foram recolhidas 30 toneladas de produtos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895