Free flow: entenda como funcionarão os pórticos de cobrança de pedágio no RS

Free flow: entenda como funcionarão os pórticos de cobrança de pedágio no RS

Primeiro equipamento deve começar a funcionar na próxima semana na ERS 122, entre Flores da Cunha e Antônio Prado

Correio do Povo

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O primeiro pórtico do sistema free flow em uma rodovia estadual do país está programado para iniciar seu funcionamento na próxima sexta-feira (15/12) na ERS 122, entre os municípios de Flores da Cunha e Antônio Prado. A tecnologia vai substituir as praças de pedágio convencionais nessas localidades. O free flow terá a gestão da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), que é a responsável pelo chamado Bloco 3 do plano de concessões de rodovias do governo do Estado.

Como funcionará

A leitura das placas permite a entrada dos veículos no sistema, que também identifica a quantidade de eixos rodantes e suspensos. Com base nisso, é gerada a cobrança correspondente ao veículo e aos trechos percorridos. Quando a placa é identificada corretamente, o valor devido fica disponível para pagamento.

As imagens passam por revisão humana, caso as câmeras tenham algum problema para identificar as placas e, somente após a confirmação, a cobrança é registrada no sistema. Veículos equipados com tag de pedágio terão o pagamento automaticamente debitado, com um desconto de 5% no valor.

Além disso, usuários frequentes poderão desfrutar de descontos progressivos, começando em 5% e podendo chegar a 20%, dependendo da frequência de passagem pelo mesmo trecho no mesmo sentido (válido apenas no mês em que a quantidade de passagens necessárias for atingida).

Inicialmente, a tarifa do pórtico de Antônio Prado será equivalente à praticada na praça de pedágio de Flores da Cunha, que é de R$ 8,30. Entretanto, um dos objetivos do governo ao implementar essa medida é ampliar o número de pórticos ao longo das rodovias para reduzir o valor de cobrança em cada ponto de passagem.

O exemplo é uma rodovia de 60 quilômetros de extensão onde só existe uma praça física que cobra tarifa de R$ 10. Esse é o modelo atual das concessões de estradas brasileiras. Com o free flow estabelecido no Rio Grande do Sul, usando o mesmo exemplo, poderão ser instalados quatro pórticos nesse trecho (mantendo uma distância de 15km entre eles), com cada um cobrando R$ 2,50, o que vai tornar o valor proporcional ao trajeto percorrido.

Pagamento

Para efetuar o pagamento, os usuários contarão com diversas opções facilitadoras por meio do site da concessionária CSG e do aplicativo CSG FreeFlow (disponível para os sistemas Android e iOS). Ambos permitem pagamentos com ou sem cadastro, sendo que usuários cadastrados poderão usufruir de descontos adicionais. O sistema aceitará pagamentos por cartão de crédito e pix.

Para consultar débitos, os usuários podem se cadastrar e inserir os dados dos veículos desejados para monitorar os valores a serem pagos. Outro benefício para os usuários cadastrados será a capacidade de inserir créditos na conta para cobranças automáticas – lembrando que esses créditos só serão válidos para cobranças posteriores à sua inserção.

Localização dos pórticos   

Os pórticos estão sendo posicionadas em quilômetros próximos aos apontados previamente no contrato de concessão do Bloco 3 – onde, originalmente, seriam instaladas praças de pedágio. A quilometragem das rodovias está sujeita a alterações.

 ERS 122 / km 108 – em 15 de dezembro/2023
 ERS 122 / km 151 – em fevereiro/2024
 ERS 446 / km 6 – em fevereiro/2024
 ERS 122 / km 45 – em fevereiro/2024
 ERS 240 / km 30 – em fevereiro/2024
 ERS 122 / km 4 – em fevereiro/2024


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