Frio intenso mobiliza rede de acolhimento e saúde da prefeitura de Bento Gonçalves

Frio intenso mobiliza rede de acolhimento e saúde da prefeitura de Bento Gonçalves

Casa de Passagem intensifica atendimento a pessoas em situação de rua e estrutura hospitalar é ampliada para atender casos respiratórios

Correio do Povo

O espaço abrigará 25 novos leitos voltados ao atendimento de casos respiratórios

publicidade

Com a queda nas temperaturas, a prefeitura de Bento Gonçalves está intensificando as ações de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Equipes técnicas reforçam as abordagens nas ruas para encaminhamento à Casa de Passagem e demais serviços da rede de assistência. Localizada na rua Francisco Navarini, 136, bairro Maria Goretti, a Casa de Passagem disponibiliza um total de 25 vagas e, atualmente, acolhe 15 pessoas.

O espaço é voltado a adultos de ambos os sexos em situação de rua ou em trânsito pelo município e funciona diariamente, das 19h às 7h, disponibilizando alimentação e condições básicas de higiene. Segundo o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social de Bento Gonçalves, Eduardo Virissimo, a intensificação das abordagens busca garantir a integridade física das pessoas em situação de rua. “Neste período de frio, ampliamos o trabalho já executado por nossas equipes. E, através da Casa de Passagem, disponibilizamos um espaço que proporciona higiene e alimentação, além de proteger os mais vulneráveis do frio”, destaca.

Outra frente de apoio neste período de baixas temperaturas é a Campanha do Agasalho do Gabinete da Primeira-dama. A Central do Agasalho funciona junto à Secretaria de Finanças e realiza doações de roupas o ano inteiro a pessoas inscritas no Cadastro Único da Assistência Social. O atendimento ocorre às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h.

Veja Também

Ampliação da estrutura hospitalar

Além das ações na área da assistência social, a prefeitura de Bento Gonçalves também intensificou a estrutura de saúde para atender à demanda provocada pelo frio. Ainda na segunda-feira, teve início a instalação de equipamentos no terceiro andar do hospital público, em fase final de construção. O espaço abrigará 25 novos leitos voltados ao atendimento de casos respiratórios e está em andamento a contratação de profissionais para a nova ala. Elevadores, torre de escada e bloco cirúrgico seguem em fase de finalização e as primeiras cirurgias estão previstas já para os próximos meses.

O prefeito Diogo Siqueira destaca que a ampliação da estrutura faz parte do planejamento da administração para reduzir a sobrecarga do sistema de saúde. “Hoje temos uma estrutura que está sendo ocupada aos poucos e os serviços sendo entregues para a população. Os espaços foram limpos e prontos para receber os primeiros equipamentos. Com isso, temos mais uma estrutura pronta à disposição da população”, declara.

Outras ações em andamento são a aquisição mensal de 10 leitos no Hospital de Carlos Barbosa, ampliação da equipe médica na UPA e no PA Zona Norte, além de atendimento estendido das 17h às 21h na região Sul.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895