Gata testa positivo para coronavírus em Caxias do Sul

Gata testa positivo para coronavírus em Caxias do Sul

Donos do animal testaram positivo para o vírus em fevereiro

Celso Sgorla

publicidade

Uma gata, de dois anos de idade, foi diagnosticada com o coronavírus em Caxias do Sul. O animal apresentou dificuldades respiratórias logo após os seus donos testarem positivo para o vírus. O Laboratório de Diagnóstico em Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul recebeu a amostra para um exame do bicho, que resultou positivo em tempo real no teste de RT-PCR, e a contraprova foi confirmada pela Universidade Feevale. As autoridades públicas foram notificadas sobre o caso. 

A gata recebeu o primeiro atendimento veterinário no dia 18 de fevereiro, poucos dias depois precisou de apoio respiratório, ficando internada por quatro dias. Ela apresentou melhora e foi liberada para seguir tratamento em casa, mas acabou morrendo dias depois.

Animais não transmitem o vírus 

Atualmente, estudos de caracterização genética da amostra estão sendo elaborados em parceria com a Universidade Feevale. Conforme os pesquisadores da Área de Ciências da Vida da UCS, um animal infectado é um caso isolado e raro de ocorrer. Eles destacam que não foram comunicados casos de transmissão de SARS-CoV-2 de gatos para seres humanos. Ou seja, animais se infectam, mas acabam não transmitindo.

Os pesquisadores indicam que pessoas que tenham Covid-19 cuidem para não transmitir o vírus para outras pessoas e felinos. Se um dono de um pet estiver infectado pelo vírus, precisa continuar cuidando de seu animal de estimação, ele deve manter medidas básicas de higiene. 

As medidas incluem lavar as mãos antes de estar perto ou manusear seus animais, sua comida ou seus utensílios. Ele deve usar máscara ao se aproximar do animal e evitar beijar seus animais ou compartilhar alimentos, toalhas ou a cama com eles.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895