Gestante recebe glicose com prazo vencido em Novo Hamburgo

Gestante recebe glicose com prazo vencido em Novo Hamburgo

Informação foi descoberta após mãe da paciente se manifestar no Facebook

Stephany Sander

Informação veio a tona após mãe da paciente se manifestar no Facebook

publicidade

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) instaurou uma sindicância para apurar o caso de uma gestante que teria recebido glicose com prazo de validade vencido no laboratório municipal da cidade. A informação veio a tona a partir de uma publicação da mãe da paciente no Facebook. Na mensagem, uma foto do frasco mostra uma etiqueta onde a validade do medicamento aparece como sendo de 6 de junho deste ano. Segundo a nota divulgada na tarde dessa quarta-feira, o frasco em questão trata-se de uma solução concentrada de glicose pronta para uso, utilizada para a sobrecarga de glicose no organismo daqueles que realizam o teste de tolerância à substância.

Conforme o texto, é de conhecimento técnico que não se trata de medicamento, por isso não causa efeito negativo na saúde do usuário. A Fundação de Saúde lamenta o ocorrido afirmando que o frasco em questão faz parte de lote extenso comprado em 2016, cujos os frascos restantes foram descartados e nova compra já encaminhada. Com a abertura da sindicância instaurada para apuração dos fatos, caso necessário serão tomadas as medidas administrativas necessárias.

A Fundação de Saúde ainda destaca que emitiu Ordem de Serviço determinando que seja realizado balanço de todos os insumos, medicamentos e materiais em todos os setores hospitalares e Unidades Básicas de Saúde de gerência da instituição. Ainda na tarde de ontem, a presidente da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Patrícia Beck, foi até o laboratório municipal e constatou diversos itens vencidos. Segundo ela, está sendo finalizada uma denúncia com todas as informações e provas para encaminhar denúncia sobre a situação ao Ministério Público Estadual e ao Conselho Federal de Farmácia.
 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895