Ginásio abriga pessoas em mutirão contra o frio em São Leopoldo
capa

Ginásio abriga pessoas em mutirão contra o frio em São Leopoldo

Serviços de atendimento à população carentes e de rua terão plantões e horários diferenciados

Por
Stephany Sander

Agasalhos são distribuídos para necessitados na cidade

publicidade

O final de semana será de plantão em alguns serviços na cidade de São Leopoldo, devido à previsão de continuação das baixas temperaturas. Para dar assistência à população de rua e a famílias de baixa renda, o Ginásio Municipal Celso Morbach abrigará pessoas em caso de necessidade, funcionando como uma ampliação do Albergue Municipal. Além disso, o atendimento no Centro de Referência para a População em Situação de Rua (Crepar), que tem capacidade para quarenta pessoas, estará disponível para ingresso fora do horário estabelecido, que atualmente é até as 19h.

No caso da pessoa não querer pernoitar no albergue, será disponibilizado banho, janta e cobertor. “Estamos preocupados especialmente com a população de rua, e por isso, organizamos nossas ações para que possamos dar um atendimento mais objetivo e próximo dessa população”, afirma o prefeito Ary Vanazzi. A Defesa Civil Municipal também está mobilizada para auxiliar no transporte de pessoas até o Albergue. Já na área da saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Scharlau disponibilizará mais um pediatra, priorizando o atendimento de crianças, juntamente com o de idosos.

Outra novidade é o horário de atendimento do Banco Municipal do Agasalho, que agora funciona das 8h às 17h, e está indo até as comunidades para a distribuição in loco de agasalhos e cobertas. Nesta sexta-feira, a ação foi concentrada no CTG Madezatti, do bairro Feitoria. "Estamos passando pelos bairros, levando as roupas até os moradores que não tem condições de vir até a nossa sede, no Ginásio Municipal. Estamos fazendo isso também com a população em situação de rua, distribuindo cobertores", explica a chefe de gabinete Josiane Martins.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social pelo número 3568 - 7176. O Albergue Municipal de São Leopoldo está localizado na Av. Caxias do Sul, e junto a ele funciona também o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).