Governo do Estado aprova edital de privatização do Cais Mauá, em Porto Alegre

Governo do Estado aprova edital de privatização do Cais Mauá, em Porto Alegre

Edital deverá ser publicado este mês para realização de leilão até o fim do ano

Correio do Povo

Atualmente, o terreno é de propriedade do Estado, com área de 181,3 mil metros quadrados às margens do Guaíba, e se divide entre os armazéns, as docas e o espaço próximo ao Gasômetro.

publicidade

A privatização do Cais Mauá avançou. A publicação do edital foi aprovada pelo Conselho Gestor do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Estado. A divulgação da resolução ocorreu nesta segunda-feira. O período da concessão do Cais Mauá à iniciativa privada será de 30 anos, com investimentos previstos de R$ 353,3 milhões para a ampla revitalização e qualificação do local. O trecho concedido será da Usina do Gasômetro até a Estação Rodoviária de Porto Alegre, uma extensão de três quilômetros e uma área de 181,2 mil metros quadrados.  

O conteúdo do documento já havia sido enviado pela Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), pasta responsável pelo projeto, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) para análise prévia e recebeu retorno positivo do órgão regulador. “O próximo passo será a publicação do edital, previsto para esse mês. Após essa etapa, acontecerá, até o final do ano, a realização do leilão, na B3, em São Paulo, para definir quem será o vencedor da concessão”, explicou o titular da Separ, Pedro Capeluppi.  

De acordo com o projeto, a circulação para as pessoas está garantida e será proibida a cobrança de ingresso para acessar o Cais Mauá a pé. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895