Governo do RS coloca Porto Alegre e outras 12 regiões em bandeira vermelha no mapa preliminar

Governo do RS coloca Porto Alegre e outras 12 regiões em bandeira vermelha no mapa preliminar

Aumento das hospitalizações provocou o retorno de mais áreas para o risco alto de contágio de coronavírus

Correio do Povo

Governo do RS colocou 13 regiões em bandeira vermelha em mapa preliminar

publicidade

O Governo do Rio Grande do Sul classificou 13 regiões em bandeira vermelha, entre elas Porto Alegre, no mapa preliminar da 29ª rodada do Distanciamento Controlado. Conforme divulgou, na tarde desta sexta-feira, as áreas que foram avaliadas como risco epidemiológico alto de contágio para o coronavírus, além da Capital, são Caxias do Sul, Uruguaiana, Erechim, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Guaíba, Santa Maria e Lajeado, que se unem as regiões de Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Canoas e Ijuí – essas seguem em vermelho nesta rodada. 

Segundo o governo estadual, o aumento de 27% (de 923 para 1.171 casos) nas hospitalizações por Covid-19 e nas internações em leitos de UTI chamou atenção da equipe do Distanciamento Controlado, além da elevação de 65% (de 171 para 282 casos) no número de óbitos, provocando o retorno de um grande número de regiões em vermelho. 

As áreas de Bagé, Taquara, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Santo Ângelo, Santa Rosa e Cruz Alta estão em bandeira laranja. 

O Rio Grande do Sul contabilizou, nesta sexta-feira, 37 novos óbitos por Covid-19, totalizando 6.447 vítimas fatais em decorrência do coronavírus. O boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda registrou o volume de 3.414 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, fazendo com que o Estado chegue a 293.221 infectados desde o início da pandemia. Estes casos, conforme os dados estaduais, já estão espalhados por todos os municípios do território gaúcho. 

Aumento nos indicadores 

Após ter tido a reconsideração de bandeira atendida pelo Gabinete de Crise, na 28ª rodada, a região de Porto Alegre retornou à classificação de alto risco devido ao agravamento de importantes indicadores. De acordo com o levantamento do governo do RS, a Capital registrou, na última semana, um salto em termos de ocupação de leitos de UTI tanto para casos de Covid-19 (de 276 para 284), como por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), de 295 para 312.

Com isso, houve um recuo na oferta de leitos livres para tratamento intensivo na região, que agora está com 216 unidades – na semana anterior, eram 239, indicaram os dados do governo. Ainda segundo a avaliação estadual, Porto Alegre contabilizou avanço também no acumulado de sete dias em termos de internações em leitos clínicos: foram 269 ante 231 na semana passada.

De acordo com o governo do RS, os municípios e associações regionais podem apresentar, até as 6h de domingo, pedidos de reconsideração, que serão analisados para que as bandeiras definitivas sejam divulgadas na segunda-feira. A nova fase do Distanciamento Controlado passa a valer oficialmente na terça-feira. 

O levantamento completo da 29ª rodada do Distanciamento Controlado está disponível neste link. 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895