Governo do Uruguai presta solidariedade ao Rio Grande do Sul e Estados enviam apoio

Governo do Uruguai presta solidariedade ao Rio Grande do Sul e Estados enviam apoio

Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo enviaram equipes para ajudar nos estragos causados pela chuva

Correio do Povo

Helicópteros de Estados brasileiros estão no Rio Grande do Sul para ajudar nos resgates de pessoas ilhadas

publicidade

Depois de Santa Catarina e São Paulo enviarem equipe para trabalharem nas cidades atingidas do Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas da semana, o Ministério das Relações Exteriores do Uruguay prestou solidariedade ao Brasil e ao Rio Grande do Sul através de uma postagem na rede social X, Ex-Twitter.

O ministro das Relações Exteriores, Omar Paganini, também se colocou à disposição para ajudar como for possível. "Toda solidariedade ao Brasil e ao estado irmão do Rio Grande do Sul diante da terrível emergência climática, com vidas perdidas e aos enormes danos materiais. Estamos em contato com as autoridades brasileiras e sempre disposto a ajudar", postou Paganini.

Uma primeira equipe de pronta resposta com nove agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) chegou, na madrugada desta sexta-feira, ao Rio Grande do Sul para auxiliar nas ações de busca e resgate por vítimas das chuvas que atingem a região Sul do país. Os militares viajaram a bordo do helicóptero AW169, bimotor da corporação, capaz de operar por instrumentos, inclusive no período noturno, e que será empenhado nas operações de salvamentos nas regiões afetadas.

A força-tarefa do Rio de Janeiro contará com outros 40 bombeiros militares, que seguem nesta manhã para o Rio Grande do Sul. A delegação inclui especialistas em salvamento em desastres, atuação em estruturas colapsadas e resgate de vítimas que estão ilhadas em cenários de alagamento e inundação.

"Estamos prontos para colaborar com o que for necessário para amenizar a situação difícil pela qual passam os gaúchos. Acreditamos que a experiência adquirida dos nossos bombeiros e agentes em grandes eventos de desastres como as tragédias do rompimento da barragem mineira de Brumadinho em 2019; Bahia em 2021; e de Petrópolis em 2022, podem fazer a diferença. Quero expressar minha solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul", ressaltou o governador Cláudio Castro.

O Governo de São Paulo enviou na quarta-feira homens e equipamentos para apoiar à população afetada por chuvas extremas e enchentes no Rio Grande do Sul. Uma equipe de salvamento aéreo da Polícia Militar a bordo do helicóptero Águia 12 foi enviada para auxiliar nas operações de localização e resgate de vítimas de inundações.

A equipe é formada por seis tripulantes especializados em resgate aéreo. O helicóptero Águia 12 foi enviado a Lajeado, localizado próximo ao Rio Taquari. Uma equipe da Defesa Civil de São Paulo também foi enviada à cidade gaúcha para auxílio às vítimas e apoio técnico às autoridades gaúchas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895