Governo entrega três primeiros pacotes de obras concluídas no Palácio Piratini

Governo entrega três primeiros pacotes de obras concluídas no Palácio Piratini

Entre elas, estão 23 obras do pintor Aldo Locatelli e melhorias na infraestrutura do local

Felipe Faleiro

Palácio passa por dez pacotes de obras, com a totalidade pronta no 1º semestre de 2024

publicidade

O governo do estado entregou nesta quarta-feira, em cerimônia no Palácio Piratini, os três primeiros pacotes de obras realizadas nas dependências da sede do Executivo, correspondentes à primeira etapa do projeto, que soma dez, com investimento total de R$ 4 milhões. Entre elas, estão a restauração de 23 obras do pintor italiano Aldo Locatelli e melhorias na infraestrutura do local. O ato contou com a presença do governador Eduardo Leite, secretários e representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), além de cônsules de diversos países e trabalhadores das obras.

Ainda houve a montagem da Árvore das Nações, ato realizado em conjunto entre o Palácio e a Associação do Corpo Consular do Rio Grande do Sul (Accers). As demais entregas foram o restauro de 15 janelas da fachada sul da ala residencial do complexo, 38 persianas de madeira, com recuperação dos sistemas de funcionamento das mesmas, limpeza e recomposição do revestimento da fachada sul das áreas governamental e residencial.

Além disto, foram criados banheiro, copa e depósito na oficina de restauro do Palácio, pinturas policromáticas dos Salões dos Espelhos, Oval e Banquetes, pintura dos vestíbulos principais, da antessala do gabinete do governador, salões Alberto Pasqualini e Negrinho do Pastoreio, bem como restauro e manutenção em nove portões e gradis de ferro fundido, limpeza em pedras de mármore e pisos em pedra portuguesa.

No primeiro semestre de 2024, ficam prontos os sete pacotes restantes, com destaque para o Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI), que “já começou”, segundo apresentação do governo, financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e com recursos da Gerdau, Banrisul e Santander. Há ainda requalificações paisagísticas, além da instalação de climatização integrada ao piso, permitindo a remoção dos condicionadores de ar das janelas e a reabertura dos portões de madeira.

Também estão previstas a conclusão da reforma da tapeçaria de 41 metros quadrados do gabinete do governador, e um novo piso para os ambientes da Casa Militar, encerrando 20 anos de espera, afirmou o governo. Ao todo, foram investidos R$ 4 milhões nas dez ações. “O estado tem uma formação multicultural, com uma grande diversidade. Muito nos orgulha nosso slogan, que é ‘O futuro nos une’, e é importante que possamos, enquanto povo, nos unirmos em torno de um propósito e respeitar as diferenças. Este é um momento muito importante”, disse Leite.

O presidente da Accers e cônsul honorário da República Tcheca em Porto Alegre, Fernando Lorenz, agradeceu a iniciativa e reforçou o caráter do estado em acolher imigrantes de muitas nacionalidades. “Diplomacia é um exercício diário, e é bom refletirmos a respeito destes valores. Este ornamento forma um conjunto muito bonito, como temos no Rio Grande do Sul, que é formado por pessoas de vários locais do mundo, influenciando na grandeza desta terra e reforçando a vocação empreendedora deste estado”, salientou ele.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895